Cerca de 2200 funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro participam na segunda-feira (4) da aula inaugural da rede municipal de ensino, que acontecerá às 13h30 no Grêmio da Santa Cruz. A secretária da Educação, Heloísa do Carmo, irá informar sobre a nova jornada de trabalho dos professores e o grande desafio de sua implantação.
Na terça-feira (5) cerca de 19 mil alunos retornam às aulas na rede municipal, que atualmente é composta por 54 escolas. A infraestrutura física da rede está sendo ampliada pela prefeitura, com a construção de novos prédios. Novos Projetos estão em fase de levantamento de custos.
Para atender aos alunos da rede, a prefeitura conta com aproximadamente mil professores que, junto com os demais funcionários, vão assistir na aula inaugural de segunda-feira à palestra “Potes Cheios – Uma escola mais humana?”, ministrada por Juliano Mattos, jornalista que deixou a apresentação de telejornais de afiliadas da Rede Globo para trabalhar com palestras em empresas e no setor educacional.
Mattos é formado em jornalismo e começou muito cedo na comunicação. Aos 12 anos já trabalhava em uma rádio na sua cidade natal. Passou por várias emissoras de rádio AM e FM até começar sua carreira numa TV universitária. Depois de formado foi apresentador e editor em duas das maiores afiliadas da Rede Globo, a TV TEM e a EPTV Central.
Mattos se dedica a um novo modelo de palestras motivacionais. Ele é autor do livro “Boas Notícias”, uma coletânea de mensagens de reflexão sobre a vida, e escreve para sites e revistas.
Aulas
Os alunos da Educação Infantil, etapas I e II, matriculados em período integral, serão apresentados aos professores na terça-feira (5). Nos dias 6, 7 e 8 as aulas serão em período reduzido, para a adaptação das crianças. A partir do dia 18 de fevereiro as aulas acontecem em horário normal.
Para os alunos da Educação Infantil que freqüentam as aulas em apenas um período e os atendidos pelo Projeto Recriando, nos dias 5 e 6 as aulas serão das 7h30 às 9h30 ou das 13 às 15 horas. A partir do dia 7, as aulas acontecem em horário normal e os alunos do Ensino Fundamental I e II no dia 05 as aulas serão das 7 às 9 ou das 13 às 15 horas. A partir do dia 06 as aulas acontecem em horário normal.
Nos pólos do Projeto Presença Esperança haverá no dia 5 de fevereiro uma hora e meia de aula, estipulada de acordo com o horário de cada pólo. A partir do dia 6 as aulas acontecem em horário normal. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos I e II iniciam as aulas em horário normal a partir do dia 5.