O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) inicia suas atividades em Rio Claro na quarta-feira, 14, com a primeira turma do curso de Auxiliar de Recursos Humanos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A aula inaugural da primeira turma, que terá 30 alunos, começará às 13 horas no Centro Público de Economia Solidária, que funciona na Rua 10, entre as avenidas 28 e 30, Alto do Santana. As aulas serão ministradas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h00 às 17h15, com carga horária total de 60 horas. O local é provisório e será utilizado até que as instalações definitivas do IFSP estejam prontas.
Uma segunda turma do curso de Auxiliar de Recursos Humanos, disponibilizando mais 30 vagas, está sendo montada, assim como outras duas turmas do curso de Vendedor, que oferece 60 vagas. As inscrições, nestes dois casos, permanecem abertas e podem ser feitas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos da residência do interessado ou no Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva, na Vila Operária, à Rua 4, nº 3311. Outras opções de contato e informações são os telefones 3524-2582 ou0800-616161, teclando a opção 8, além do email pronatec@mec.gov.br e o sitehttp://pronatec.mec.gov.br/index.php
A presença definitiva do IFSP em Rio Claro foi consolidada dia 29 de abril, com a assinatura, em São Paulo, do documento de cessão de uso da área referente ao antigo prédio do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Unesp, em Rio Claro, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
A assinatura formalizou a posse da área, pelo Ministério da Educação, e ensejará, brevemente, a licitação do projeto básico de reforma e adequação do prédio para a instalação do instituto no município, que ocupará o antigo prédio da antiga Unesp, no bairro Santana, na Rua 11 com Avenida 32.
O processo de instalação do IFSP ganhou consistência com a realização, em dezembro de 2013, de audiência que estabeleceu que os cursos da instituição na futura sede, em Rio Claro, serão técnicos integrados ao Ensino Médio. Definiu-se, ainda, por consenso, que o eixo indústria deveria ser priorizado na escolha dos cursos a serem ofertados no município.
Agora, na próxima quinta-feira, 15, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), uma pré-audiência promoverá o debate e encaminhamento de propostas sobre quais cursos, dentro do eixo indústria, devem ser priorizados pelo IFSP de Rio Claro. A definição destes cursos ocorrerá na audiência programada para o dia 26 deste mês, no mesmo local, também às 18 horas, confirma o diretor do IFSP de Rio Claro, Rivelli da Silva Pinto.