Os intensos trabalhos da prefeitura de Rio Claro na ampliação de vagas na rede municipal de ensino foram destacados durante a entrega do prédio no Bairro do Estádio que a administração municipal adquiriu para a criação de nova creche. “Serão mais 62 importantes vagas na rede para atender a comunidade”, resumiu o prefeito Du Altimari ao receber as chaves do imóvel, adquirido do Sindicato dos Metalúrgicos – Regional de Limeira, sub-sede de Rio Claro.
A vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Olga Salomão, reiterou a importância do Orçamento Participativo no processo que culminou na compra e destinação do prédio, que fica na rua 17, número 135. “Os pedidos da comunidade por creche na região foram constantes nas reuniões do Orçamento Participativo”, recordou. “É mais um exemplo da população diretamente nos ajudando a investir dinheiro público a partir de nosso princípio da democracia participativa”, comenta.
A secretária da Educação, Heloísa do Carmo, explica as ações da prefeitura pela ampliação de vagas não param por aí. “Com a finalização do Complexo Educacional do Jardim Novo I, a creche Sebastião Ambrósio terá instalações próprias com acréscimo de 30 vagas”, exemplifica. “E pretendemos continuar utilizando o prédio atual, que abriga 69 crianças, para novos atendimentos na área de creche”, acrescenta.
Heloísa também cita o atual prédio da escola Hélio Jorge dos Santos que também continuará sendo usado para atendimento da rede municipal após essa escola de Educação Infantil ser transferida para o Complexo Educacional. No caso da creche Santa Rosa, no Grande Cervezão, a construção de prédio próprio vai acrescentar mais 30 vagas à unidade de ensino.
“Também estamos buscando áreas para a construção de novas escolas, a exemplo do bairro Mãe Preta, onde pretendemos construir escola para o pré em período integral e creche”, comenta. “No Bonsucesso/Novo Wenzel temos uma solicitação sendo avaliada pelo governo federal para a construção de creche a partir de recursos do programa Pró-infância”, completa.
Novo prédio
Nos últimos três anos a prefeitura alugou as instalações do Sindicato dos Metalúrgicos, no Bairro do Estádio, para atividades de pré-escola. “Com o remanejamento desses alunos para a escola Antônio Maria Marrote, que foi ampliada com seis novas salas, vamos utilizar o prédio que acabamos de adquirir para criar mais 62 vagas de creche”, explica a secretária da Educação.