MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de novembro de 2010 Educação

Calendário traz ilustrações de alunos sobre questões ambientais

Um calendário ilustrado com temas ambientais é o mais recente trabalho que a rede municipal de ensino encampa no amplo processo de formação voltado à consciência ambiental entre os estudantes de Rio Claro. O calendário, de 2011, será lançado no próximo dia 26, uma sexta-feira, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) pela empresa Foz do Brasil, que desenvolveu o projeto em parceria com a prefeitura por intermédio da Secretaria de Educação.

Os desenhos que ilustram o calendário formam um compêndio de impressões dos estudantes sobre as questões ligadas ao meio ambiente. O trabalho foi produzido durante todo o mês de outubro por alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. No lançamento do calendário será feita a entrega de medalhas e certificados aos estudantes que tiveram seus desenhos selecionados pelas escolas. Já os alunos cujos desenhos foram escolhidos para fazer parte do calendário ganharão também um kit escolar.

A escolha dos trabalhos foi realizada por uma comissão formada por integrantes da Secretaria de Educação e da Foz do Brasil. A percepção dos alunos sobre os temas propostos surpreendeu os organizadores pela riqueza de detalhes. Segundo os organizadores, embora ainda pequenos para  terem uma leitura detalhada sobre o comportamento do homem diante da natureza, os alunos souberam representar no papel as impressões que tiveram sobre cada uma das datas propostas para compor as ilustrações do calendário.

O resultado do trabalho mostra crianças ligadas nas informações sobre o meio ambiente. O tema é tratado de forma ininterrupta na rede de ensino municipal e boa parte desses alunos ouviu palestras do projeto Olho Vivo, realizado pela Foz do Brasil, além de desenvolverem atividades sobre o uso racional da água sob a orientação da Coordenadoria Ambiental da Secretaria Municipal da Educação. As crianças também realizam projetos em sala de aula visando destacar a interação do homem com a natureza de forma racional e sustentável.

Skip to content