MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de maio de 2011 Educação

Crianças da escola Pastor Nephtali Vieira conhecem locomotiva de perto

Alunos da Educação Infantil da escola municipal Pastor Nephtali Vieira Júnior, de Rio Claro, conheceram de perto na manhã de segunda-feira (2) uma locomotiva. Uma máquina do tipo está na plataforma da antiga estação ferroviária – onde está instalada a Secretaria Municipal de Turismo – e foi integrada ao trabalho do município em recuperar a memória ferroviária a cidade. “A ferrovia protagoniza um importante capítulo da história rio-clarense e é fundamental apresentá-la às novas gerações”, comenta o Secretário de Turismo, Renê Neubauer.

As crianças puderam entrar na locomotiva e conhecer um pouco mais do trabalho dos maquinistas, que estiverem representados na atividade de segunda-feira, que incluiu visita às salas da antiga estação ferroviária. “A locomotiva que está na plataforma da estação foi trazida a partir de parceria com a Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias [ABPF] Núcleo Rio Claro e América Latina Logística [ALL]”, explica o turismólogo Ronei Grela, da Secretaria Municipal de Turismo.

Estação Turismo

A visita dos alunos também faz parte do programa Estação Turismo, que inclui passeios monitorados pela história e cultura do município aos sábados e é gratuito. As reservas no ônibus do programa são feitas na Secretaria Municipal de Turismo pelos telefones 3534-1051, 3533-9977 ou 3532-4117. O roteiro inclui a Usina-parque Corumbataí e a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

Os passeios do Estação Turismo dão a oportunidade de a comunidade conhecer não apenas os locais de destino dos passeios, como também fazer uma viagem pela história da cidade através de itinerários com vários pontos importantes para a construção da cultura e identidade rio-clarenses, como o Jardim Público, mercado municipal, praça Dalva de Oliveira, aterro sanitário, Praça da Liberdade, Igreja Matriz de São João Batista, escola Bayeux, Fórum, colégio Puríssimo Coração de Maria e o Casarão da Cultura, Casarão da Fazendinha (sede administrativa da floresta estadual), as casas da colônia na vila principal da floresta, o Sobrado Amarelo, Solar Navarro de Andrade, Museu do Eucalipto e muito mais.

Skip to content