Alunos da Educação Infantil da escola municipal Pastor Nephtali Vieira Júnior, de Rio Claro, conheceram de perto na manhã de segunda-feira (2) uma locomotiva. Uma máquina do tipo está na plataforma da antiga estação ferroviária – onde está instalada a Secretaria Municipal de Turismo – e foi integrada ao trabalho do município em recuperar a memória ferroviária a cidade. “A ferrovia protagoniza um importante capítulo da história rio-clarense e é fundamental apresentá-la às novas gerações”, comenta o Secretário de Turismo, Renê Neubauer.
As crianças puderam entrar na locomotiva e conhecer um pouco mais do trabalho dos maquinistas, que estiverem representados na atividade de segunda-feira, que incluiu visita às salas da antiga estação ferroviária. “A locomotiva que está na plataforma da estação foi trazida a partir de parceria com a Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias [ABPF] Núcleo Rio Claro e América Latina Logística [ALL]”, explica o turismólogo Ronei Grela, da Secretaria Municipal de Turismo.
Estação Turismo
A visita dos alunos também faz parte do programa Estação Turismo, que inclui passeios monitorados pela história e cultura do município aos sábados e é gratuito. As reservas no ônibus do programa são feitas na Secretaria Municipal de Turismo pelos telefones 3534-1051, 3533-9977 ou 3532-4117. O roteiro inclui a Usina-parque Corumbataí e a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.
Os passeios do Estação Turismo dão a oportunidade de a comunidade conhecer não apenas os locais de destino dos passeios, como também fazer uma viagem pela história da cidade através de itinerários com vários pontos importantes para a construção da cultura e identidade rio-clarenses, como o Jardim Público, mercado municipal, praça Dalva de Oliveira, aterro sanitário, Praça da Liberdade, Igreja Matriz de São João Batista, escola Bayeux, Fórum, colégio Puríssimo Coração de Maria e o Casarão da Cultura, Casarão da Fazendinha (sede administrativa da floresta estadual), as casas da colônia na vila principal da floresta, o Sobrado Amarelo, Solar Navarro de Andrade, Museu do Eucalipto e muito mais.