A prefeitura de Rio Claro prepara-se para iniciar, possivelmente ainda neste primeiro semestre, os procedimentos licitatórios para a construção de três escolas de educação infantil (creches e pré-escolas) nos bairros Jardim Araucária, Vila Anhanguera e Bosques de Rio Claro. As unidades, que totalizam investimentos num montante superior a R$ 3,9 milhões, tiveram os recursos assegurados na quinta-feira, 24, em Brasília, por ocasião da assinatura de convênios entre o município e o Ministério da Educação.
O ato solene, realizado no Salão Nobre do Palácio do Planalto e presidido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, teve a presença do prefeito Du Altimari e da secretária Heloísa Maria Cunha do Carmo. Os repasses, a fundo perdido, provêem do Programa Pró-Infância, previsto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e “significam um impulso formidável na ampliação do atendimento educacional à população infantil de Rio Claro”, avaliou Altimari. “O Brasil está dando uma lição ao mundo, promovendo a distribuição de renda, a inclusão social e, pela primeira vez na história, assumindo um compromisso gigantesco com a criança, já que a priorização da educação é básica para garantir o desenvolvimento que precisamos”, lembrou.
“Este viés de desenvolvimento que o país está adotando premia a educação, o profissional da educação, a população e a sociedade, permitindo que possamos equacionar da melhor forma o setor educacional, imprimindo qualidade ao ensino, que em Rio Claro já ostenta bons índices, particularmente neste aspecto”, afirma Heloísa. No final de 2011, também por meio do Pró-Infância, o município já havia assinado convênio com o Ministério da Educação para a construção de uma unidade de educação infantil no bairro Bonsucesso, obra que deverá ser licitada nas próximas semanas. “Agora, novamente, Rio Claro é beneficiado pelo governo federal e desta vez com recursos para três novas escolas”, recordou Heloísa.
Cada uma das novas unidades terá capacidade para atender a 216 crianças em período integral. “São projetos modernos, que primam pela funcionalidade e proporcionam, de fato, condições diferenciadas de ensino e desenvolvimento para as nossas crianças”, concluiu o prefeito Du Altimari.