MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de março de 2010 Educação

Educadores rio-clarenses na Conferência Nacional de Educação

Rio Claro terá dois representantes na Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada de 28 de março a 1º de abril, em Brasília, reunindo cerca de 3000 delegados de municípios e estados e 500 observadores convidados.
Os educadores Valéria Aparecida Vieira Veles e Nelson Leme da Silva Junior serão os delegados de Rio Claro em Brasília, na condição de representantes do Conselho Municipal de Educação e dos gestores municipais, respectivamente. Ambos participaram das fases municipal, intermunicipal (em Campinas) e estadual (realizada em São Paulo).
Durante quatro dias, os participantes da Conae vão discutir a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020.

Na fase municipal, mais de 500 pessoas e 172 propostas em Rio Claro

Na fase municipal, mais de 500 pessoas e 172 propostas em Rio Claro

Para facilitar as discussões, a comissão organizadora da conferência dividiu em seis eixos o tema central: “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação”. Além disto, ofereceu um documento-referência para os debates preparatórios que aconteceram nos municípios e estados em 2009. Ao final das discussões, a comissão recolheu as contribuições, que agora estão no documento-base que vai a debate a partir deste domingo.
Participaram da preparação do evento cerca de 400 mil pessoas numa série de 2.258 conferências. Os municípios promoveram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. Nos estados foram 27. Em Rio Claro, mais de 500 pessoas participaram de forma direta da etapa municipal, quando foram apresentadas 172 propostas.

Pular para o conteúdo