MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de abril de 2011 Educação

Educadores são capacitados para usar laboratórios de informática nas escolas

Trinta e três educadores da rede municipal de ensino de Rio Claro recebem nesta segunda-feira (18) os certificados de conclusão do curso de introdução à educação digital. Eles serão multiplicadores entre os demais profissionais da Secretaria Municipal da Educação na orientação sobre o uso dos laboratórios de informática que estão sendo instalados em todas as escolas de da prefeitura com ensino fundamental de primeira a quarta séries, mais a Escola Agrícola.

Os certificados serão entregues às 18 horas no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). O curso, que totalizou 40 horas, foi aberto a todos os educadores da Secretaria da Educação. Diretores, supervisores, professores e coordenadores da rede municipal freqüentaram as aulas de Introdução à Educação Digital do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia da Educação. O curso foi ministrado pelo coordenador de Ensino Fundamental II da Secretaria da Educação, Marcelo Gusson, que foi capacitado pelo Ministério da Educação.

Sete escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro já estão com os laboratórios de informática instalados para as atividades que serão desenvolvidas dentro do programa ProInfo – a Escola Agrícola (estrada Rio Claro-Ajapi), Antônio Maria Marrote (Bairro do Estádio), Benedicto José Zaine (Ferraz), Elpídeo Mina (Bela Vista), Ephraim Ribeiro dos Santos (Vila Cristina), Caic (Jardim Brasília), Luís Martins Rodrigues Filho (Jardim Wenzel) e Sérgio Hernani Fitipaldi (Jardim das Flores). Outras 15 escolas estão recebendo os equipamentos com perspectiva de conclusão da instalação até o início do segundo semestre.

Aulas de informática, auxílio em atividades pedagógicas do currículo regular e acesso à internet são algumas das funções dessas salas de informática. A melhoria chega a partir de trabalho da prefeitura em parceria com o Ministério da Educação, pelo Programa Nacional de Informática na Educação, o ProInfo, uma das ações do governo federal pela inclusão digital, nesse caso voltada ao uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais.

Os computadores do ProInfo são equipados com o ambiente Linux Educacional, desenvolvido para o uso em sala de aula. Traz ferramentas como banco de dados, desenho vetorial, planilha eletrônica, processador de texto, programa de pintura, gerenciador de fotos, navegador web, funções multimídia e mais 20 programas educacionais que incluem tabela periódica dos elementos, planetário virtual, treinamento em geografia, treinador em alfabeto, desenhos de funções matemáticas, exercícios com frações e treinador em vocabulário.

Skip to content