O ano letivo de 2019 vai começar com novidade para os alunos da Escola Municipal “Jardim das Palmeiras – Caic”, em Rio Claro. Quando as crianças retornarem às aulas, no dia 6 de fevereiro, poderão contar com elevador para acessar o primeiro andar do prédio da unidade de ensino, além das escadas. O equipamento instalado pela prefeitura começou a funcionar nesta quarta-feira (9). “Essa é mais uma conquista para a escola, na qual já realizamos várias benfeitorias”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Foram mais de 20 anos de espera pelo elevador, que vai proporcionar maior segurança para as crianças e atender os alunos com deficiência”, acrescenta.
A questão da segurança também é observada pela vice-diretora Georgina Aparecida de Oliveira Camargo. “Um monitor acompanha as crianças na escada, mas o elevador oferece um deslocamento mais seguro”, destaca.
Além do elevador, a escola também vai ganhar mobiliário novo para todas as salas de aulas. A ideia é fazer a substituição das carteiras antigas pelas novas neste mês para que os alunos possam retomar as aulas com móveis novos. “Estamos trocando os móveis de todas as escolas de ensino fundamental para melhor atender as crianças”, informa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, acompanhado da engenheira Monique Neiva, diretora do departamento de Acompanhamento de Obras.
O prédio da escola também receberá reforço na pintura interna. As tintas foram adquiridas pela escola e o serviço será executado por equipe da Secretaria da Educação. “O dinheiro para compra da tinta veio do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Ministério da Educação”, explica a vice-diretora Maria Isabel de Oliveira.
Essas melhorias vão complementar os serviços já realizados pela prefeitura na escola, que ganhou muro de alvenaria em substituição ao alambrado, obra reivindicada há anos pela comunidade escolar. Além do muro, o entorno do Caic e da escola Isolina Huppert Cassavia foi revitalizado com serviços de limpeza e pintura, plantio de palmeiras e reforço na sinalização de solo. A viela que fica ao lado das duas escolas recebeu pavimento e iluminação para tornar a travessia mais segura aos pedestres.