Os organizadores da 2ª Olimpíada Ambiental e Jogos Estudantis de Rio Claro divulgaram nesta sexta-feira (6) a classificação final das disputas esportivas. O evento terá ainda etapas ambientais e culturais, e serão encerrados com a premiação dos participantes no dia 14 de junho, no Centro Cultural.
Na etapa esportiva, a escola Antonio Sebastião da Silva foi a campeã com um total de 102 pontos, seguida de perto pela escola Jardim das Palmeiras (Caic) com 94 e pela escola Luís Martins Rodrigues Filho, que somou 90. A classificação final teve ainda a escola Antonio Maria Marrote, em quarto lugar com 75 pontos; Monsenhor Martins em quinto com 73; Dante Egréggio em sexto com 49 e as escolas Benedito Zaine e Laura Joly em sétimo lugar com 26 pontos.
Participaram dessa etapa aproximadamente 200 crianças, que se envolveram com muita garra e extrema alegria. A grande novidade esse ano foi a participação das crianças com deficiência no boliche adaptado. Também foram disputadas as modalidades futsal, basquetebol bandeja, voleibol cambio, xadrez, queimada e atletismo – todas em categorias masculina e feminina.
A 2ª Olimpíada Ambiental e Jogos Estudantis de Rio Claro são organizados pelas secretarias municipais de Educação, Esporte e Meio Ambiente (Sepladema), com o objetivo de resgatar os jogos municipais estudantis do município.
A realização das Olimpíadas no Brasil neste ano de 2016 foi utilizada pelos professores como incentivo à prática esportiva. Segundo os organizadores, as questões ambientais são abordadas numa perspectiva de oferecer às pessoas a possibilidade de adquirir os conhecimentos, o sentido dos valores, as atitudes e o interesse ativo necessários para proteger e melhorar o meio ambiente.
Entre as atividades ambientais, a olimpíada terá coleta de materiais recicláveis e semeação de árvores frutíferas nas escolas participantes, com o objetivo de mostrar aos alunos a importância da recuperação de áreas degradadas e áreas urbanas. As mudas serão encaminhadas para o viveiro de mudas do Daae e da Secretaria de Agricultura.