MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de abril de 2014 Educação

Escola Comecinho de Vida ganha patronesse que marcou época na educação rio-clarense

A Escola Municipal Comecinho de Vida, referência na educação infantil em Rio Claro, adotou oficialmente, na terça-feira, 8, o nome de sua patronesse, a professora Diva Cabral de Oliveira, que faleceu no Natal de 1998, após uma longa jornada dedicada ao magistério.

A solenidade de entronização da placa da escola, localizada na Rua 6-A, Vila Alemã, teve a presença de Ana Maria e Diva Maria – filhas da homenageada – e ainda do genro Eduardo, da nora Lígia e do neto Téo. Dona Diva, que nasceu em Bariri, em fevereiro de 1923, já era viúva quando de seu falecimento. Teve cinco filhos, dois deles já falecidos. Outro filho, José Carlos, que reside em São José dos Campos, não pôde comparecer à homenagem feita à mãe.

Ex-aluno da homenageada, como vários outros que acompanharam a solenidade, o prefeito Du Altimari destacou as qualidades da antiga mestra. “Era uma mulher essencialmente simples, tinha o dom da paciência, dominava a arte de compartilhar o conhecimento”, descreveu. “Foi um exemplo marcante de dedicação ao ensino, era reconhecida pelo carinho que dispensava a todos e nos sentimos honrados por termos sido seus alunos”, lembrou Altimari. Segundo ele, a qualidade da educação em Rio Claro “deve, e muito, ao trabalho de professores como dona Diva”.

Ana Maria, filha da homenageada, e única dentre os cinco filhos de Diva Cabral de Oliveira que seguiu a carreira da mãe, falou em nome dos demais familiares da saudosa professora. “Escolhi o magistério devido ao exemplo que tive da minha mãe”, disse, muito emocionada, explicando que leciona na rede municipal de ensino de Rio Claro. “Não há outra forma de se mudar uma país sem que se priorize a educação” afirmou Ana Maria ao registrar que esta também era a crença de sua mãe.

A secretária municipal de Educação, Heloísa do Carmo, disse que a escolha do nome da homenageada para patronesse da Escola Comecinho de Vida foi consensual. “Tivemos apoio geral, ela era muito querida, admirada e seu trabalho educacional sempre foi reconhecido”, explicou. Heloísa destacou o forte respaldo que a Educação recebe do prefeito Du Altimari e ressaltou as ações desenvolvidas no âmbito da escola a qual dona Diva legou seu nome. “A dirigente da escola, Sandra, está aqui há 20 anos e os funcionários são muito unidos, desenvolvem ensino de qualidade, o que repercute na excelente imagem que a população tem desta unidade de ensino”, concluiu.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnelo da Silva Matos Neto, observou que “como principal alicerce de uma sociedade, de um país, a educação deve ser transformadora e este legado nos foi deixado por professoras como dona Diva”. E finalizou seu discurso pedindo que o professor, “como acontecia há alguns anos, volte a ser respeitado, pois é o mínimo que podemos esperar da sociedade em relação àqueles e àquelas que fizeram e fazem da educação um ideal de vida, dedicando-se a nos oferecer o conhecimento”.

Autora do projeto de lei 4105/2010, apresentado à Câmara Municipal e aprovado por unanimidade, em 2010, concedendo o nome de Diva Cabral de Oliveira à Escola Municipal Comecinho de Vida, a vereadora Maria do Carmo Guilherme notou que a homenageada, que também foi sua professora, “tinha um jeito muito peculiar de ensinar, que cativava as pessoas com as quais tinha contato”. Além disso, afirmou, “não fazia distinções entre os alunos, entre pobres e ricos, pois tratava a todos com o mesmo respeito, deixando claro já naquela época que a igualdade é fundamental”.

A professora Sandra Virgínia Lahr Mendes, dirigente daquela unidade de ensino, sublinhou que “todo o corpo docente e discente, os funcionários, os pais dos alunos, trabalham juntos para manter a tradição da escola como referência educacional no município”.  E acrescentou: “Temos orgulho desta escola, planejamos e sempre procuramos fazer o melhor por essas crianças, por isso os resultados que obtemos devem ser creditados à nossa equipe, inclusive aos pais dos nossos alunos”, revelou.

Com a entronização realizada na terça-feira, a escola preserva seu nome original e apenas acrescenta, agora, o de sua patronesse, passando a denominar-se Escola Municipal Comecinho de Vida Professora Diva Cabral de Oliveira.

Pular para o conteúdo