A escola Municipal Profº Sylvio de Araújo, responde às expectativas da comunidade escolar ao desenvolver atividades de educação ambiental que estão inseridas no seu Projeto Político Pedagógico (PPP), com o intuito de sensibilizar seus alunos e a comunidade para a preservação e conservação do meio ambiente.
O projeto sobre o meio ambiente é interdisciplinar e contribui para a compreensão dos problemas ambientais, favorece a disseminação de valores éticos e desencadeia ações concretas de cidadania voltadas ao tema. Denominado “Este mundo também é meu”, o projeto se coloca como contribuição à preservação dos recursos naturais do Planeta Terra.
A escola está localizada na região norte de Rio Claro, nas proximidades da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, o que justifica a preocupação da comunidade escolar e local em construir uma cultura que contribua de forma efetiva para a preservação desses recursos naturais, e transforme os alunos em multiplicadores dessas práticas ambientais.
Nesse aspecto, os alunos do 4º ano, turma A, estão todos envolvidos e compromissados com a questão ambiental. Eles visitaram o aterro sanitário acompanhados pela professora e por um funcionário local, atividade que contribuiu de forma significativa e objetiva na socialização de informações sobre o aterro sanitário, inclusive orientando sobre como proceder para o descarte correto do lixo. Os alunos refletiram sobre o processo de separação e o destino adequado de cada lixo produzido.
Em sala de aula, a professora Maria Fernanda Bordignon retomou o assunto propondo aos alunos uma caminhada aos arredores da escola, seguindo então em direção ao anel viário do São Miguel para observar como a comunidade descarta o lixo, o que levou a turma também ao ecoponto do bairro.
Os estudantes ficaram impressionados com a quantidade de lixo jogado em locais impróprios, reforçando a compreensão de que o ecoponto é uma iniciativa positiva para a solução desse problema, desde que a população se conscientize e faça o descarte correto.
Todas as informações e observações foram transformadas em fotografias, desenhos e relatórios expostos aos demais alunos da escola no projeto Momento Cultural, e, para a comunidade, no projeto Casa Aberta. Em continuidade ao trabalho os alunos destacaram informações importantes colhidas durante as atividades realizadas, demonstrando que os resultados foram muito satisfatórios para todos.