Alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro ganharam em três das cinco categorias do sexto Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola Centrovias. O aluno primeiro colocado em cada categoria ganhará um vídeo game XBOX 360. Os professores que orientaram os alunos na criação dos desenhos, os coordenadores do Projeto nas escolas e os representantes das Secretarias Municipais de Educação também serão premiados.
Vitória Cristina Rodrigues da Silva, seis anos, aluna da escola Victorino Machado, foi a primeira colocada na categoria Educação Infantil. Maria Lazara Gimenes Ribeiro, 10 anos, aluna da escola Dante Egrédio venceu na categoria Ensino Fundamental de primeira à quarta série e Hugo Teixeira Soares, 19 anos, da Educação de Jovens e Adultos venceu na categoria EJA.
Além dos vencedores do concurso, as escolas que mais se destacaram em 2011 no Projeto Escola Centrovias – programa de educação no trânsito da concessionária – serão premiadas. O evento acontece no dia nove de dezembro, uma sexta-feira, às 9 horas, no Espaço Cultural Cine São José, na cidade de Brotas. A cerimônia marca também o encerramento das atividades do Projeto Escola.
As escolas municipais Victorino Machado e jardim das Palmeiras (Caic), de Rio Claro, foram selecionadas e serão homenageadas com menções honrosas pela maneira como retrataram o tema no contexto escolar.
A coordenação do Projeto utilizou como critério para a premiação a diversidade e a criatividade no uso do material didático fornecido, envolvimento e integração entre pais, alunos, comunidade e professores no desenvolvimento dos trabalhos, além da mudança de comportamento dos participantes.
Ação positiva
Segundo a Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro, por meio da educação para o transito é possível reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito envolvendo motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
De acordo com as diretrizes estabelecidas pela legislação brasileira e Lei Orgânica do município, é necessário contemplar a educação como objetivo de garantir um transito mais seguro, com pessoas mais conscientes de suas responsabilidades no compartilhamento do espaço viário
“A Secretaria Municipal da Educação busca elevar o nível de compreensão dessa realidade por parte do educando e, por isso, participa de programas em parcerias com Projeto Escola Intervias/Centrovias OHL Brasil”, frisa o coordenador ambiental da Secretaria da Educação, Edson Norberto de Andrade.
“Podemos dizer que nestas parcerias é possível concretizar ações que buscam fortalecimento nas relações de pessoas que acreditam em um fazer coletivo, objetivando o ser humano”, acrescenta o coordenador, parabenizando todas as escolas participantes do projeto, pelo comprometimento em buscar um transito mais humano e solidário.
Projeto Escola OHL Brasil
O Projeto Escola OHL Brasil é dirigido a educadores e educandos dos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas municipais e estaduais dos municípios cortados pelas concessionárias paulistas do Grupo OHL – Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte. O programa tem como foco a humanização do trânsito, a cidadania, a ética e o convívio social, trabalhados com alunos e professores por meio de ações pedagógicas e de conscientização, com dinâmicas, palestras, concursos de arte e frases, entre outros. “O grande diferencial do Projeto Escola é que está focado na humanização do trânsito, na cidadania, na ética e no convívio social”, explica Maria José Finardi, coordenadora do Projeto Escola. Em 2010, o programa entrou para o catálogo da ONU de boas práticas corporativas de Respeito e Apoio aos Direitos da Infância – o Pacto Global