MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de novembro de 2011 Educação

Escolas da região são premiadas em evento de encerramento do Projeto Escola Centrovias

Alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro ganharam em três das cinco categorias do sexto Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola Centrovias. O aluno primeiro colocado em cada categoria ganhará um vídeo game XBOX 360. Os professores que orientaram os alunos na criação dos desenhos, os coordenadores do Projeto nas escolas e os representantes das Secretarias Municipais de Educação também serão premiados.
Vitória Cristina Rodrigues da Silva, seis anos, aluna da escola Victorino Machado, foi a primeira colocada na categoria Educação Infantil. Maria Lazara Gimenes Ribeiro, 10 anos, aluna da escola Dante Egrédio venceu na categoria Ensino Fundamental de primeira à quarta série e Hugo Teixeira Soares, 19 anos, da Educação de Jovens e Adultos venceu na categoria EJA.
Além dos vencedores do concurso, as escolas que mais se destacaram em 2011 no Projeto Escola Centrovias – programa de educação no trânsito da concessionária – serão premiadas. O evento acontece no dia nove de dezembro, uma sexta-feira, às 9 horas, no Espaço Cultural Cine São José, na cidade de Brotas. A cerimônia marca também o encerramento das atividades do Projeto Escola.
As escolas municipais Victorino Machado e jardim das Palmeiras (Caic), de Rio Claro, foram selecionadas e serão homenageadas com menções honrosas pela maneira como retrataram o tema no contexto escolar.
A coordenação do Projeto utilizou como critério para a premiação a diversidade e a criatividade no uso do material didático fornecido, envolvimento e integração entre pais, alunos, comunidade e professores no desenvolvimento dos trabalhos, além da mudança de comportamento dos participantes.
Ação positiva
Segundo a Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro, por meio da educação para o transito é possível reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito envolvendo motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
De acordo com as diretrizes estabelecidas pela legislação brasileira e Lei Orgânica do município, é necessário contemplar a educação como objetivo de garantir um transito mais seguro, com pessoas mais conscientes de suas responsabilidades no compartilhamento do espaço viário
“A Secretaria Municipal da Educação busca elevar o nível de compreensão dessa realidade por parte do educando e, por isso, participa de programas em parcerias com Projeto Escola Intervias/Centrovias OHL Brasil”, frisa o coordenador ambiental da Secretaria da Educação, Edson Norberto de Andrade.
“Podemos dizer que nestas parcerias é possível concretizar ações que buscam fortalecimento nas relações de pessoas que acreditam em um fazer coletivo, objetivando o ser humano”, acrescenta o coordenador, parabenizando todas as escolas participantes do projeto, pelo comprometimento em buscar um transito mais humano e solidário.
Projeto Escola OHL Brasil
O Projeto Escola OHL Brasil é dirigido a educadores e educandos dos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) de escolas públicas municipais e estaduais dos municípios cortados pelas concessionárias paulistas do Grupo OHL – Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte. O programa tem como foco a humanização do trânsito, a cidadania, a ética e o convívio social, trabalhados com alunos e professores por meio de ações pedagógicas e de conscientização, com dinâmicas, palestras, concursos de arte e frases, entre outros. “O grande diferencial do Projeto Escola é que está focado na humanização do trânsito, na cidadania, na ética e no convívio social”, explica Maria José Finardi, coordenadora do Projeto Escola. Em 2010, o programa entrou para o catálogo da ONU de boas práticas corporativas de Respeito e Apoio aos Direitos da Infância – o Pacto Global

Pular para o conteúdo