MENU

accessible_forward Acessibilidade
21 de março de 2016 Educação

Escolas de Rio Claro incentivam leitura desde a primeira infância

Com 55 escolas, a rede pública municipal de ensino de Rio Claro realiza trabalho de incentivo à leitura para seus 20.000 alunos já a partir dos primeiros anos de vida. As salas de leitura introduzem as crianças ao mundo encantado do ler é saber, onde a imaginação libera as palavras, frases e parágrafos dando-lhes vida, formas e significados. Variante deste espaço, o Cantinho da Leitura é outro recurso usado nas escolas municipais, apropriando-se de um espaço dentro da própria sala de aula, a critério do professor.

A maior parte dos livros que possibilitam incentivar a leitura em sala de aula é fornecida pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Biblioteca Escolar (PMBE). Trabalhar os conteúdos com as crianças requer técnicas, versatilidade e criatividade do professor.

Na rede pública municipal, entre os recursos adotados para aproximar um e outro, aluno e livros, aparece um profissional especializado que atua no Projeto de Leitura, introduzido na grade escolar local desde 2013 e aplicado aos alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental. Sua função é despertar este interesse com atividades realizadas uma vez por semana em cada uma dessas classes.

Envolver a família nos projetos de leitura é outra abordagem que funciona nas escolas públicas da rede municipal e se estende também às crianças matriculadas nas escolas de educação infantil, que recebe crianças de zero a cinco anos.  Os alunos levam para casa livros que devem ser lidos com a participação dos familiares. Nesta fase, os recursos didáticos utilizados são praticamente ilimitados e vão de livros sensoriais, que trabalham com o sentido tátil, apresentando relevos, superfícies ásperas e onduladas, entre outras, aos confeccionados com material à prova d’água, que entram no chuveiro e nas banheiras com os pequenos aprendizes das letras.

“Os ganhos mais recorrentes proporcionados pela leitura no âmbito escolar se referem à ampliação do vocabulário, do conhecimento, mas até mesmo o lazer se insere neste contexto, visto que a leitura também oferece essa possibilidade”, afirma a coordenadora pedagógica do ensino fundamental de Rio Claro, Luciane Aparecida de Oliveira. “Ler, afinal, é abrir-se ao universo e nada do que está contido nele pode ser descartado, daí o entendimento de que é preciso criar as condições necessárias para que o interesse das crianças pelos livros nasça e se expanda”, afirma a secretária de Educação, Heloísa do Carmo.

Num certo ponto da jornada, a criança, já devidamente estimulada para a leitura, vai se mover por conta própria na seleção dos assuntos que mais lhe interessam. “O senso crítico é despertado e aprimorado, a contextualização do indivíduo no mundo em que vive se faz naturalmente, capacitando-o para toda uma existência, num processo contínuo de desenvolvimento pessoal, profissional e humano”, avalia a coordenadora da educação infantil da secretaria, Josiane Tomasella Bordignon.

Para as séries mais adiantadas do ensino fundamental, a leitura permanece no foco de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretaria municipal de Educação.  Ler, entre os alunos que já se dão bem com a escrita e a leitura, passa a ser uma ferramenta fundamental para que a criança aprenda também a interpretar textos. O município de Rio Claro também incentiva a prática da leitura ao disponibilizar aproximadamente 140 mil obras nas quatro bibliotecas públicas da cidade.

Pular para o conteúdo