Em visita ao prefeito Du Altimari, nesta sexta-feira, 21, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, informou que o governo paulista vai abrir processo licitatório no mês de junho para a contratação da empresa que deverá construir a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Rio Claro.
Garcia, que esteve acompanhado pelo deputado estadual Aldo Demarchi, declarou que a pronta ação da administração municipal em viabilizar o terreno, “em área urbana privilegiada”, conforme ressaltou, foi determinante para que Rio Claro ganhasse uma Fatec, que se pretende ter as obras concluídas em 24 meses.
Com investimento orçado em R$ 27 milhões, as instalações da Fatec em Rio Claro serão abrigadas em área construída de 8 a 9 mil m². O terreno doado pela prefeitura tem 25.000 m². Trata-se de uma área institucional situada no bairro Jardim Nova Veneza, na Avenida 13-NV com a Rua 5-NV, visitada pelo prefeito, pelo secretário estadual e outras autoridades logo após a reunião desta sexta-feira na prefeitura.
“É um grande investimento, sem dúvida, e o custo e as dimensões da obra, associados à tradição de qualidade das ações do Centro Paula Souza, responsável por essas instituições de ensino tecnológico, nos asseguram que a população jovem de Rio Claro e região terá o nível de aprendizado necessário para suprir as necessidades do mercado de trabalho”, afirmou Altimari. De acordo com Rodrigo Garcia, a Fatec de Rio Claro terá inicialmente os cursos de automação industrial e gestão industrial.
“A última vez que Rio Claro recebeu uma faculdade pública foi há quase 40 anos, com a implantação da Unesp”, ressaltou Altimari, acrescentando que “Rio Claro também está ganhando uma unidade do Instituto Federal de Educação”.
O deputado Aldo Demarchi destacou que o anúncio feito nesta sexta-feira é “de suma importância para a cidade” e observou que o fato do secretário Rodrigo Garcia ter vindo pessoalmente para trazer a notícia ao prefeito Du Altimari reafirma a disposição do governo estadual de compor com a prefeitura para o desenvolvimento do município.
O presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto, destacou que o bom momento da indústria de Rio Claro e região reforça a necessidade de qualificação de mão de obra, que será ampliada com a instalação da Fatec em Rio Claro. Também participaram da reunião os vereadores João Zaine e Paulo Guedes, a secretária municipal da Educação – Heloísa do Carmo, e dirigentes municipais da região.