A prefeitura de Rio Claro começa a receber na segunda-feira (7) as inscrições para o ano letivo de 2014 das crianças de zero a cinco anos que estão fora da rede pública municipal de ensino. Os pais têm até o dia 11 (sexta-feira) para inscrever as crianças nas etapas 1 e 2 da Educação Infantil, que englobam as creches e pré-escolas.
Os documentos exigidos para inscrições são a certidão de nascimento da criança, CPF da mãe ou responsável, comprovante de endereço com CEP, atestado de trabalho ou carteira profissional da mãe, no caso dela trabalhar, e comprovante de endereço do trabalho da mãe, com CEP, no caso dela trabalhar.
Uma novidade neste ano é que os pais devem fazer a inscrição em apenas uma unidade de ensino, onde poderão indicar até três escolas pela ordem de preferência. Cada escola de Educação Infantil será um posto de inscrição.
Outra novidade é que as inscrições também valem para a nova escola que está sendo construída no Jardim Progresso, com 160 novas vagas de Educação infantil em período integral, e que entra em operação no ano que vem. Quem tiver a nova unidade como primeira escolha deve fazer a inscrição na Secretaria Municipal da Educação, que fica no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) – na Rua 6, Alto do Santana.
As informações das inscrições e preferências serão repassadas online pelas escolas para a Secretaria da Educação, que adotou o sistema para evitar o problema, verificado em anos anteriores, de crianças inscritas em mais de uma escola. “O novo sistema torna o processo de inscrição mais organizado”, explica a diretoria do departamento de planejamento da Secretaria da Educação, Eva Murbach.
Remanejamentos
Nesta semana a Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro realiza rematrículas, remanejamentos e transferências dos alunos que já freqüentam a rede pública municipal de ensino. Os procedimentos começaram na terça-feira (1) e prosseguem até a sexta-feira (4) nas escolas municipais.