Orçada em cerca de R$ 700 mil, a primeira etapa da reforma do antigo prédio da Unesp no bairro Santana, onde ficará a unidade rio-clarense do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP), será feita no bloco localizado na Rua 11 com Avenida 32. O amplo espaço ganhará completa reestruturação para abrigar setores administrativos, salas de aula e laboratórios.
“A vinda do Instituto Federal de Educação traz benefícios que vão além de Rio Claro ganhar mais uma importante referência em educação”, comenta o prefeito Du Altimari. “Também representa investimento na construção civil e o início da revitalização de uma importante referência urbanística situada em área nobre da cidade”, acrescenta.
O edital de licitação para a obra foi publicado pelo IFSP nesta semana. Os envelopes com propostas das empresas serão abertos no próximo dia 18. “Para adiantar o início da reforma, decidimos fazer o trabalho por etapas, o que nos permite utilizar parte do orçamento do próprio instituto para iniciar as obras enquanto aguardamos a liberação de mais recursos por parte do Ministério da Educação”, explica o gerente administrativo do IFSP de Rio Claro, Marcelo Camacho de Sousa, que está desempenhando as funções de diretor substituto da entidade.
O bloco que será reformado estava sendo utilizado pela Fundação Municipal de Saúde, que no local mantinha o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), atualmente atendendo na Avenida 24 entre ruas 8 e 9, no bairro Santa Cruz. Para adaptar as instalações às necessidades do IFSP, serão feitas mudanças que passam por reforço na estrutura e adequações relativas à acessibilidade.
“As salas pequenas devem ser ampliadas e destinadas para setores de recursos humanos e de coordenação pedagógica, entre outras áreas administrativas”, adianta Sousa. “Também existem três salas de aula e um bloco contíguo que serão reformados para serem instalados laboratórios de química”, informa. A obra inclui troca de revestimento, de portas, reforma das partes elétrica e hidráulica e adequação dos banheiros.