MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de dezembro de 2013 Educação

Instituto Federal iniciará curso em Rio Claro pelo setor industrial

O setor industrial será o primeiro a ter um curso na unidade do Instituto Federal da Educação Ciência e Tecnologia  de São Paulo (IFSP) que está sendo implantada em Rio Claro. A escolha foi realizada na terça-feira (10), em audiência pública que contou com a participação de aproximadamente 70 representantes de vários segmentos da comunidade.

Na audiência também ficou decidido que o curso será na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, que é oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental e garante tanto a formação do ensino médio quanto a técnica profissional. O curso a ser ministrado será escolhido em nova audiência pública, possivelmente em fevereiro.

“Esperamos que a comunidade de Rio Claro continue participando das etapas de definições para a implantação do instituto federal no município”, afirma o diretor da unidade rio-clarense do Instituto Federal, Rivelli da Silva Pinto. O diretor destaca que “a preocupação da reitoria é proporcionar cursos de qualidade e o envolvimento da cidade nestas audiências contribui com este propósito”.

Na semana passada, mais de 50 pessoas, entre representantes de entidades de ensino médio e superior de Rio Claro e de outros setores da sociedade participaram de uma pré-audiência pública, que deu início às discussões para definir quais os cursos a serem oferecidos pelo instituto em Rio Claro.

“Quanto maior a presença da comunidade nas decisões, mais o ensino oferecido pelo instituto servirá aos interesses e demandas de nossa cidade”, ressalta o prefeito Du Altimari.

De acordo com levantamento do instituto, os setores indústria, serviços e comércio são, pela ordem, os principais eixos de crescimento da região.  Na audiência de terça-feira, o setor de serviços foi o segundo na opção da comunidade, que também apresentou proposta para a realização de cursos voltados ao setor cultural.

O prefeito foi representado pelo chefe de gabinete, Valtimir Ribeirão. A vereadora Raquel Picelli falou em nome do Ministério da Educação. Também participaram os vereadores Júlio Lopes, Dalberto Christofoletti e João Zaine, bem como os secretários municipais Heloísa do Carmo (da Educação), Antonio Carlos Beltrame (de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho), Marcos Pisconti Machado (do Governo) e Sérgio Desiderá (da Cultura). A professora Samia Tauk Tornisielo representou a Unesp.

O IFSP de Rio Claro funcionará em prédio que por muitos anos abrigou a Unesp no bairro Santana, na Rua 11 com Avenida 32.

Pular para o conteúdo