Terminam em 30 de dezembro (sexta-feira) as matrículas para as novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Rio Claro. Para quem deixou os estudos, é a oportunidade de voltar à sala de aula e completar, ou começar, o Ensino Fundamental.
A prefeitura oferece vagas para a EJA 1, que corresponde ao ensino de primeira à quinta séries, e para a EJA 2, equivalente à grade curricular desenvolvida entre a quinta e nona séries. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, não há limite de vagas e as classes são abertas nas unidades que oferecem EJA, de acordo com a demanda.
Para fazer a matrícula é preciso levar cópia da certidão de nascimento ou de casamento, cópia do RG e cópia do comprovante de endereço (conta de água ou luz) e declaração de escolaridade original.
Cada módulo da EJA, que equivale a um ano letivo, dura seis meses. As matrículas devem ser feitas nas unidades de ensino em que os interessados desejam cursar o supletivo, no horário em que cada uma delas atende o público.
Dez unidades de ensino municipal oferecem a Educação de Jovens e Adultos em Rio Claro. A novidade neste ano é que serão abertas salas na escola de Ensino Fundamental instalada no Complexo Educacional do Jardim Novo I, com aulas de EJA 1.
As escolas Antônio Maria Marrote (Bairro do Estádio), a unidade instalada no Complexo Educacional (Jardim Novo I) e a escola Luís Martins (Novo Wenzel) desenvolvem a EJA 1. A escola Celeste Calil (Novo Wenzel) realiza a EJA 2.
Nas escolas Armando Grisi (Jardim Paulista 2), Caic (Jardim Palmeiras), Marcelo Schmidt (Centro), Sérgio Hernani Fittipaldi (Jardim das Flores), Sylvio de Araújo (São Miguel) e Victorino Machado (Cervezão) o atendimento é feito em EJA 1 e EJA 2.