MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de agosto de 2011 Educação

Moradores vão às aulas de informática na escola de Ferraz e criam blog

O programa ProInfo, desenvolvido em Rio Claro pela prefeitura nas escolas da rede municipal de ensino, já começa a extrapolar a sala de aula e a estender o alcance na comunidade. Em Ferraz, na área rural do município, além dos professores da escola Benedito José Zaine, que utilizarão os computadores como ferramenta didática em sala de aula, o curso de informática também chega aos moradores.

Uma turma com 40 pessoas da comunidade do distrito participam de aulas ministradas por multiplicador da Secretaria Municipal da Educação a partir do convênio da prefeitura com o governo federal. A idéia é capacitar professores para trabalharem a informática com os estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, 23 escolas da rede municipal de Rio Claro estão ganhando laboratórios de informática, que atenderão a nove mil alunos.

“O Programa ProInfo, entretanto, também prevê a etapa posterior de abertura para inclusão digital da comunidade em geral, mas no caso de Ferraz, essa etapa foi antecipada e está dando resultados”, explica o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, Marcelo Gusson. O curso vem fazendo tanto sucesso entre os moradores que um blog já foi criado em função das aulas. A página “Tecnologia… Desse Mundo Eu Faço Parte – Amigos de Ferraz” pode ser acessada pelo endereço amigosdeferraz.blogspot.com.

Outras cinco escolas – Elpídeo Mina, Sérgio Hernani Fitipaldi, Antônio Maria Marrote, Caic e Ephraim Ribeiro dos Santos – também já têm atividade com os multiplicadores, mas por enquanto restritas ao professores que utilizarão os laboratórios com os alunos. No total, 230 pessoas estão sendo capacitadas e a perspectiva é de que até o final do mês a Escola Agrícola e a Secretaria da Educação também tenham pólos de multiplicação, atendendo a mais 120 professores.

Entre as atividades que estão sendo ministradas estão a criação de blogs, de sites, colocação de backup na rede e muito mais. Todas as 23 unidades de ensino com aulas de Ensino Fundamental na rede mantida pela prefeitura terão laboratório de informática. Por enquanto, nove unidades têm os laboratórios já prontos.

ProInfo

Aulas de informática, auxílio em atividades pedagógicas do currículo regular e acesso à internet são algumas das funções dessas salas de informática.

A melhoria chega a partir de trabalho da prefeitura em parceria com o Ministério da Educação, pelo Programa Nacional de Informática na Educação, o ProInfo, uma das ações do governo federal pela inclusão digital, nesse caso voltada ao uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais.

Os computadores do ProInfo são equipados com o ambiente Linux Educacional, desenvolvido para o uso em sala de aula. Trazem ferramentas como banco de dados, desenho vetorial, planilha eletrônica, processador de texto, programa de pintura, gerenciador de fotos, navegador web, funções multimídia e mais 20 programas educacionais que incluem tabela periódica dos elementos, planetário virtual, treinamento em geografia, treinador em alfabeto, desenhos de funções matemáticas, exercícios com frações e treinador em vocabulário.

Pular para o conteúdo