Nove professores da rede municipal de ensino de Rio Claro que participaram, de 18 a 22 de março, do Curso de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic), na Unicamp, em Campinas, iniciaram na última segunda-feira, 1º de abril, a multiplicação dessa metodologia no município.
O repasse de informações e orientações será feito, inicialmente, a 210 professores da rede municipal de ensino. Serão oito turmas atendidas desde o dia 1º até esta quinta quinta-feira, 4, sempre das 19 às 22 horas. A primeira formação ocorrerá na Secretaria de Educação, localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e, depois, respectivamente, nas escolas municipais Diva Marques Gouvêa, Monsenhor Martins e Djiliah Camargo de Souza.
Na fase posterior os aproximadamente 40 coordenadores das unidades da rede municipal de ensino também serão envolvidos na formação, explica a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Aparecida de Oliveira. “Realizaremos 20 encontros quinzenais ao longo deste ano para tratar do assunto e disseminar as diretrizes do Pnaic”, acrescenta.
Rio Claro está entre os quase cinco mil municípios brasileiros que aderiram à iniciativa do governo federal, criada com o objetivo de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, no final do terceiro ano do Ensino Fundamental. “Nossa adesão ao projeto é uma forma de fortalecer o trabalho que já desenvolvemos os alunos na rede municipal de ensino”, afirma a secretária municipal da Educação, Heloisa do Carmo. “O Pnaic reforça nossas ações no sentido da alfabetização das nossas crianças e tudo o que lança um olhar mais sério sobre essa questão, tão fundamental para a construção da cidadania, deve merecer a atenção e engajamento dos educadores” acrescenta.
A capacitação dos professores orientadores está sendo feita por intermédio de 37 universidades públicas parceiras do governo federal nesse projeto. Todo o material utilizado no programa é fornecido pelo Ministério da Educação.