MENU

accessible_forward Acessibilidade
03 de abril de 2013 Educação

Multiplicadores do PNAIC em Rio Claro atuam em quatro dias de formação dos colegas

Nove professores da rede municipal de ensino de Rio Claro que participaram, de 18 a 22 de março, do Curso de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic), na Unicamp, em Campinas, iniciaram na última segunda-feira, 1º de abril, a multiplicação dessa metodologia no município.

O repasse de informações e orientações será feito, inicialmente, a 210 professores da rede municipal de ensino. Serão oito turmas atendidas desde o dia 1º até esta quinta quinta-feira, 4, sempre das 19 às 22 horas. A primeira formação ocorrerá na Secretaria de Educação, localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e, depois, respectivamente, nas escolas municipais Diva Marques Gouvêa, Monsenhor Martins e Djiliah Camargo de Souza.

Na fase posterior os aproximadamente 40 coordenadores das unidades da rede municipal de ensino também serão envolvidos na formação, explica a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Aparecida de Oliveira. “Realizaremos 20 encontros quinzenais ao longo deste ano para tratar do assunto e disseminar as diretrizes do Pnaic”, acrescenta.

Rio Claro está entre os quase cinco mil municípios brasileiros que aderiram à iniciativa do governo federal, criada com o objetivo de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, no final do terceiro ano do Ensino Fundamental. “Nossa adesão ao projeto é uma forma de fortalecer o trabalho que já desenvolvemos os alunos na rede municipal de ensino”, afirma a secretária municipal da Educação, Heloisa do Carmo. “O Pnaic reforça nossas ações no sentido da alfabetização das nossas crianças e tudo o que lança um olhar mais sério sobre essa questão, tão fundamental para a construção da cidadania, deve merecer a atenção e engajamento dos educadores” acrescenta.

A capacitação dos professores orientadores está sendo feita por intermédio de 37 universidades públicas parceiras do governo federal nesse projeto. Todo o material utilizado no programa é fornecido pelo Ministério da Educação.

Pular para o conteúdo