A rede municipal de ensino de Rio Claro começa 2011 com mais 120 vagas para atendimento em período integral. A mais nova escola do município fica na Vila Operária e vai atender, já a partir do início do ano letivo, em sete de fevereiro, crianças de zero a cinco anos de creche e pré-escola.
“A criação de novas vagas tem sido constante nos últimos dois anos”, comenta a Secretária da Educação, Heloísa do Carmo. “Esse trabalho caminha paralelamente aos nossos esforços pela melhoria constante na qualidade do ensino que oferecemos à comunidade”, acrescenta.
Para viabilizar a nova escola, a prefeitura alugou o prédio da antiga escola Pimentinha, uma das mais tradicionais do município, localizada na rua quatro, 2434, entre avenidas 26 e 28.
São 60 novas vagas de creche e outras 60 para o pré na nova escola, que ainda não foi oficialmente batizada.
Creches
Como também contempla atendimento em creche, a nova escola ajuda a reduzir o déficit nesse setor. No início do ano letivo de 2010 havia 1.323 alunos matriculados nas creches do município. Para o início deste ano, são 1.537. A Secretaria da Educação salienta que outras vagas de creche serão criadas ao longo de 2011.
“É preciso levar em consideração que geralmente há procura por vagas logo no início do ano letivo”, pondera a diretora de projetos especiais da Secretaria da Educação, Eva Murbach. “Só daí teremos a quantidade de alunos em lista de espera”, completa, observando que projeções iniciais apontam para queda acentuada no déficit da vagas em creches em relação ao ano passado.
As novas matrículas em creche na rede municipal de Rio Claro incluem as vagas também proporcionadas pelo novo prédio da escola Sebastião Ambrósio, que será transferida para o Complexo Educacional, e o aumento de vagas obtido com a construção do novo prédio da escola Santa Rosa, no Grande Cervezão.