Está pronto, na escola Caic, o primeiro dos 24 laboratórios de informática que estão sendo implantados no Ensino Fundamental da prefeitura de Rio Claro. Ao todo, nove mil estudantes da rede municipal de ensino serão beneficiados com os laboratórios. Aulas de informática, auxílio em atividades pedagógicas do currículo regular e acesso à internet são algumas das funções dessas salas. A previsão de instalação nas demais escolas é para até o início do ano que vem.
“Por estar diretamente ligada ao dia-a-dia da comunidade, a rede de ensino é ideal para proporcionar acesso à informática a uma parcela expressiva da população” comenta o prefeito Du Altimari. “Com a vantagem de esse contato ser feito com qualidade, já que os professores vão orientar os alunos e ajudá-los a explorar o que esse importante instrumento tem de melhor”, avalia.
Todas as 24 unidades municipais da rede pública rio-clarense com Ensino Fundamental, ou seja, com estudantes da primeira a quarta série, estão ganhando os laboratórios de informática. Esses nove mil alunos representam quase metade da rede municipal de Rio Claro, que atende a cerca de 20 mil pessoas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
A melhoria chega a partir do trabalho da prefeitura junto ao Ministério da Educação, pelo Programa Nacional de Informática na Educação, o ProInfo, uma das ações do governo federal pela inclusão digital, nesse caso voltada ao uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais.
Caic
Na escola Caic os 32 computadores do laboratório já estão instalados. Mil e duzentas crianças do Ensino Fundamental da unidade serão diretamente beneficiadas, além de mais 200 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Professores da rede municipal estão fazendo o curso de capacitação do ProInfo para o uso do laboratório” esclarece a secretária da Educação, Heloísa do Carmo. “Em relação ao Caic, a utilização pelos estudantes tem início ainda neste semestre”, acrescenta.
Localizado na região sul de Rio Claro, o Caic fica no Jardim Brasília II. “Também atendemos a famílias do Jardim Palmeiras, Inocoop, Guanabara, Nova Rio Claro, Jardim Novo e Terranova”, explica a diretora Ligia Bueno Carrasco.
A população atendida inclui muitas famílias de baixa renda que, em geral, não têm outras opções de contato com o universo dos computadores. “Por isso consideramos essencial não apenas usar o laboratório como complemento ao conteúdo em sala de aula, mas também para ministrar aulas de informática que dêem o mínino de autonomia para explorar as possibilidades dos computadores”, diz a diretora.
Os computadores do ProInfo são equipados com o ambiente Linux Educacional, desenvolvido para o uso em sala de aula. Traz ferramentas como banco de dados, desenho vetorial, planilha eletrônica, processador de texto, programa de pintura, gerenciador de fotos, navegador web, funções multimídia e mais 20 programas educacionais que incluem tabela periódica dos elementos, planetário virtual, treinamento em geografia, treinador em alfabeto, desenhos de funções matemáticas, exercícios com frações e treinador em vocabulário.