A oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis foi um dos destaques do programa Floresta em Festa, que termina nesse domingo (25). A oficina foi ministrada a partir de iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, por intermédio da coordenadoria ambiental do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico.
O coordenador ambiental da Secretaria da Educação, Edison Andrade, comandou as aulas com a participação dos professores Luciana Borges, Marineide Martins, Bruna Moi, Juliana Andrade, Maria Carolina Marques,Selma Spatti ,Márcia Moraes e Roberto Foresti, esse último da Sapladema.
A oficina atraiu principalmente crianças participantes de projetos da Secretaria da Educação, da Ação Social e de Esportes, mas também contou com a presença da comunidade em geral.
Os brinquedos foram construídos com materiais como papel, jornal, garrafas pet, copos plásticos.
Além da parte artística a idéia da oficina foi mostrar a importância da redução do consumo exagerado e incentivar a prática da coleta seletiva, da reciclagem e da transformação da sucata em material lúdico, resgatando valores culturais e ampliando noções sobre meio ambiente. A interação com a natureza o prazer de brincar com algo produzido artesanalmente também foram destaques da atividade, estabelecendo um contrapondo aos brinquedos industrializados que acabam por mecanizar as brincadeiras.
“Foi interessante observar a interação das crianças e o estreitamento dos laços de afeto e amizade demonstrados por elas no momento do fazer e do brincar, além do envolvimento de forma harmoniosa com a natureza”, comenta Edison Andrade.