Doze escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro estão confirmadas na primeira edição da Olimpíada Ambiental, focada na conscientização e aprendizado dos estudantes sobre questões relativas ao meio ambiente. As provas estão distribuídas em três grupos – ambiental, esportivo e cultural, e acontecem deste mês de abril até junho.
No grupo Ambiental as disputas estarão concentradas em ações dos grupos escolares no combate ao mosquito da dengue e ao descarte irregular de resíduos sólidos, recolhimento de materiais recicláveis e produção de mudas pelos alunos.
No grupo esportivo as disputas serão nas modalidades futsal, salto em distância, xadrez e damas, com provas extraclasse disputadas nas quadras do Ginásio de Esportes e quadras das escolas municipais.
No grupo cultural serão organizadas apresentações teatrais com o tempo máximo de dez minutos, utilizando como tema um dos princípios da Carta da Terra. As apresentações acontecerão nas escolas com presença de comissão julgadora, na segunda quinzena de maio. As melhores escolas apresentarão a peça no Centro Cultural, no dia primeiro de junho.
“Com essa iniciativa, queremos ampliar as possibilidades de conscientizar a comunidade a partir dos alunos da rede municipal de ensino”, comenta o coordenador ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Edson Norberto Andrade.
Participam da primeira Olimpíada Ambiental as escolas municipais Monteiro Lobato, Pastor Nephtali Vieira Junior, Laura Pena Joly, Antônio Maria Marrote, Samira Savoldi, Jardim das Palmeiras, Benedito José Zaine, Marcelo Schmidt, Dante Egreggio, Antonio Sebastião da Silva e Rubens Foot Guimarães, além do projeto Amizade e Vida.
A organização é da prefeitura de Rio Claro por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participam como parceiros as secretarias de Agricultura, de Esportes, de Turismo, e de Cultura; Fundo Social de Solidariedade; Cooperviva; Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e Consórcio PCJ.