A escola municipal Jovelina Morateli, de Rio Claro, realiza uma série de ações para intensificar a participação dos pais no processo de construção do projeto pedagógico da unidade de ensino, localizada no Parque Mãe preta.
Em uma frente de trabalho a escola faz a tabulação e análise dos dados coletados através de questionário enviado a pais e responsáveis. Esse levantamento tem como principal objetivo traçar o perfil sócio-econômico da comunidade atendida na escola.
Paralelamente, os pais também participam das discussões acerca de como a escola está hoje e de como se pretende que ela seja. Uma das reuniões sobre o assunto aconteceu na semana passada e também envolveu professores, funcionários e representantes do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres.
Perguntas do tipo “Como deve ser a escola?”, “O que as crianças devem saber ao sair da quarta e quinta séries?”, “O que as crianças devem saber para viver bem em sociedade e como a escola pode colaborar com isso?” foram respondidas e também estão sendo analisadas para que o projeto tenha continuidade.