MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de janeiro de 2020 Cultura

Prédio da antiga escola Irineu Penteado terá investimentos de R$ 14 milhões para abrigar Senac

Projeto está pronto e aguarda análise e aprovação do governo do estado.


Mais um passo foi dado para a transferência do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para o prédio histórico que abrigou a Escola Estadual Irineu Penteado, localizado na Rua 1 com Avenida 18 e construído em 1919. A documentação que pleiteia a doação ou cessão do prédio foi entregue ao governo estadual e está em análise no Departamento de Patrimônio da Secretaria de Estado da Educação. Se aprovado, o processo será encaminhado ao governador para emissão de decreto transferindo o imóvel ao município e, posteriormente, ao Senac.

“Fico muito feliz em participar desse processo que permitirá que esse prédio histórico, que abrigou importante escola estadual, mantenha sua finalidade educacional abrigando o Senac, que atua na transformação de pessoas através da formação e qualificação profissional”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O projeto da unidade já está pronto e prevê investimentos de quase R$ 14 milhões. O prédio atual será reformado e um novo edifício com dois pavimentos será construído. Esse novo anexo terá 925,72 metros quadrados que, somados aos 1.338,72 m² existentes, vão totalizar 2.264,44 m² de área construída. Com isso, o Senac estima dobrar a capacidade de atendimento da instituição.

“Nossa estimativa é passar de 600 para aproximadamente 1.500 alunos”, informa o gerente do Senac, Felipe Vianna, que agradece o apoio recebido do diretor regional do Senac, Luís Francisco de Assis Salgado, para viabilização do projeto. Salgado também foi lembrado por Célio Simões Cerri, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro (Sincomércio), que trabalha pela viabilização do projeto junto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), através de seu presidente Abram Szajman. A Fecomércio é responsável pela administração do Instituto Fecomércio (IF), o Senac e o Serviço Social do Comércio (Sesc), o que inclui a liberação de novas unidades e investimentos.

Para a secretária municipal da Cultura, Daniela Ferraz, o projeto contribuirá com a preservação do patrimônio histórico do município. “É um prédio histórico que será revitalizado tornando-se novamente referência no ensino”, destaca.

Esse projeto é fruto de parceria do Executivo, Legislativo e iniciativa privada. “A Câmara Municipal sempre está aberta apoiar projetos e ações que beneficiem a comunidade”, observa o presidente da Casa de Leis, André Godoy, que tem acompanhado o projeto junto com o vereador Geraldo Voluntário, um dos articuladores da iniciativa. “A concretização desse projeto será muito importante para a cidade”, frisa Voluntário, agradecendo o auxílio de todos os envolvidos.

O prefeito Juninho da Padaria também agradece o Senac, a Fecomércio e o Sincomércio pela iniciativa; o governador João Doria; o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva, e o assessor Patrick Tranjan; e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi pelo apoio e receptividade a esse projeto e outras demandas do município.

Pular para o conteúdo