Na manhã de quarta-feira, 24, o prefeito Du Altimari e o deputado estadual Aldo Demarchi anunciaram a instalação em Rio Claro da FATEC – Faculdade de Tecnologia, instituição educacional mantida pelo Centro Paula Souza, autarquia do governo do Estado.
A FATEC Rio Claro teve autorização do governador Geraldo Alckmin depois de contatos significativos do prefeito Du e do deputado Demarchi. A escola, que deverá receber 1.500 alunos, vai funcionar no antigo prédio da Unesp, no bairro de Santana, a partir de 2013.
Os cursos da faculdade serão implantados seguindo avaliação da demanda local. Para que isso seja possível serão consultados empresários e outras instituições do setor produtivo.
O prefeito Du Altimari destacou a importância da conquista na área educacional, pois Rio Claro entra para o grupo das cidades contempladas por uma Faculdade Técnica e agradeceu a vontade política do governador Alckmin.
Altimari ainda ressaltou a somatória de forças políticas e as parcerias que se tornam necessárias quando o pensamento é voltado para os avanços e o progresso de Rio Claro.
O deputado Aldo Demarchi comentou sobre a carência educacional brasileira e a importância da qualificação técnica, e disse que sugeriu em São Paulo o nome de “Professor Álvaro Graciolli” para a FATEC Rio Claro, professor da área técnica.
BAYEUX NO CHANCELER
Outro anúncio na reunião de quarta-feira foi a transferência da ETEC “Armando Bayeux da Silva” para a Escola “Chanceler Raul Fernandes”, uma antiga reivindicação da sociedade rio-clarense e plenamente encampada pelo prefeito Du Altimari. Segundo o prefeito, o Estado vai liberar 8 milhões para a reforma do “Chanceler”.
Com a saída do “Armando Bayeux”, o prédio atual, localizado na Avenida 5, receberá repartições da prefeitura.
A escola técnica Armando Bayeux da Silva atende 1.190 alunos. Ensino médio, administração, eletroeletrônica, eletromecânica, enfermagem, informática, mecânica, logística, comércio e contabilidade são os cursos oferecidos. É considerada exemplo de qualidade em escola pública em todo o país.
ESTRUTURA
O Centro Paula Souza é uma autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e mantém cursos de tecnologia reconhecidos e desenvolvidos para atender as demandas emergenciais da indústria e do setor de serviços.
São 200 escolas técnicas, 31 faculdades, 151 municípios atendidos, 213 mil estudantes e 101 cursos técnicos.