Sete escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro já estão com os laboratórios de informática instalados para as atividades que serão desenvolvidas dentro do programa ProInfo. Outras nove ganham os laboratórios até o dia primeiro de maio de 2011.
Essas 16 unidades de ensino correspondem a primeira e segunda etapas do cronograma de implantação do programa em Rio Claro. A perspectiva é de que até agosto do ano que vem as 24 escolas que oferecem Ensino Fundamental de primeira e quarta séries na rede municipal, mais a escola agrícola, estejam equipadas com os laboratórios de informática. Ao todo mais de nove mil alunos serão beneficiados.
“Os primeiros 45 professores multiplicadores concluem o curso de aplicação pedagógica do programa ProInfo na semana que vem”, informa o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, Marcelo Gusson. “Eles vão ensinar aos demais professores como utilizar os equipamentos principalmente como instrumento de ensino das matérias do ensino regular”, explica.
Caic, Antônio Maria Marrote, Jovelina Morateli, Marcelo Schmidt, Elpídeo Mina, Escola Agrícola e escola de Ajapi são as unidades onde os laboratórios já foram instalados. Até o dia primeiro de maio a implantação deve estar concluída nas escolas Antônio Sebastião da Silva, Dante Egrégio, Denizard França Machado, Diva Marques Gouvêa, Djiliah Camargo de Souza, Hamilton Prado, João Batista Maule, Monsenhor Martins e Victorino Machado.
Aulas de informática, auxílio em atividades pedagógicas do currículo regular e acesso à internet são algumas das funções dessas salas de informática.
A melhoria chega a partir de trabalho da prefeitura em parceria com o Ministério da Educação, pelo Programa Nacional de Informática na Educação, o ProInfo, uma das ações do governo federal pela inclusão digital, nesse caso voltada ao uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais.
Os computadores do ProInfo são equipados com o ambiente Linux Educacional, desenvolvido para o uso em sala de aula. Traz ferramentas como banco de dados, desenho vetorial, planilha eletrônica, processador de texto, programa de pintura, gerenciador de fotos, navegador web, funções multimídia e mais 20 programas educacionais que incluem tabela periódica dos elementos, planetário virtual, treinamento em geografia, treinador em alfabeto, desenhos de funções matemáticas, exercícios com frações e treinador em vocabulário.