O governo de Rio Claro recebeu nesta terça-feira, 28, em solenidade realizada no Paço Municipal, o selo e o carimbo postal Ribeirão Claro, Rio Limpo, Vida Novamente, produzidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). A cerimônia reuniu o prefeito Du Altimari, a vice-prefeita e secretária municipal de governo, Olga Salomão, a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Raquel Picelli, o secretário de Meio Ambiente, Milton Machado Luz e José Henrique de Oliveira, coordenador de vendas da EBCT na região de Rio Claro e representante da diretoria regional dos Correios São Paulo-Interior. A secretária Heloísa Cunha do Carmo, de Educação, foi representada pelo coordenador de Educação Ambiental da pasta, Edson Norberto de Andrade.
Altimari recebeu dos Correios, na ocasião, uma moldura com o selo que homenageia a recuperação do Ribeirão Claro, que o prefeito, na oportunidade, considerou um “marco na história da cidade, por reafirmar o apreço dos rio-clarenses à causa ambiental e a um rio de significado emblemático para a população”.
O prefeito destacou a participação dos Correios na empreitada que deu origem à emissão do selo e, especialmente, do carimbo postal, que durante 30 dias, nas agências locais da empresa, “vai rubricar as correspondências que partem do município em direção a todo o Brasil e ao exterior, irradiando para o mundo esta iniciativa ambiental que terá grande repercussão para a qualidade de vida das novas gerações”.
Altimari saudou, ainda, o garoto Higor Eduardo Seschi, 10 anos, vencedor do concurso que definiu o selo Ribeirão Claro. O estudante, aluno da quarta série B da Escola Municipal Sérgio Hernani Fitipaldi, localizada no Jardim das Flores, participou da cerimônia desta terça-feira, perfilando-se entre as autoridades para as fotos. Feliz, o menino foi vivamente aplaudido pelo seu trabalho, bem como as centenas de outros alunos da rede de ensino municipal que participaram do concurso para a definição do selo.
Segundo a vice-prefeita Olga Salomão “devolver a natureza saudável para a população é um trabalho que reanima o espírito, que faz justiça ao meio ambiente, às gerações que vão nos suceder”. Na análise da vice-presidente da Câmara de Rio Claro, Raquel Picelli, “é imperativo que o ser humano cada vez mais se sensibilize diante da degradação da natureza e colabore com as administrações públicas no sentido de reverter essa situação, como estamos conseguindo fazer, felizmente, em Rio Claro”.
“Desde 1843, quando os Correios lançaram seu primeiro selo, da conhecida série Olho de Boi, a empresa se orgulha do trabalho que faz, especialmente com a emissão desses selos comemorativos, que valorizam a cultura, divulgam nossas riquezas ambientais, nossa gente”, disse Oliveira, da EBCT. O secretário Milton Machado Luz, por sua vez, destacou as ações que “vêm sendo desenvolvidas pelo governo local nas mais variadas frentes, mas sempre atentas às premissas de que o desenvolvimento, a organização da cidade devem avançar parelhos com a preservação ambiental”.
De posse de 1001 selos encomendados, a prefeitura de Rio Claro poderá, agora, utilizá-los nas correspondências oficiais do município. E quem passar pelos Correios da cidade, nos próximos 30 dias, terá a satisfação de ver o carimbo postal com os dizeres “Ribeirão Claro, rio limpo, vida novamente”, no envelope de suas correspondências. Uma mensagem de esperança no presente e no futuro.