A prefeitura de Rio Claro alterou o procedimento de compra de material esportivo para aulas de educação física na rede municipal de ensino. O resultado é uma economia de aproximadamente 34% no investimento feito para a aquisição desses itens, que serão utilizados pelas unidades escolares ao longo deste ano.
As compras anteriores eram feitas separadamente, de acordo com as solicitações de cada escola. Agora, a Secretaria da Educação fez uma única compra, com base na estimativa prévia de cada unidade de ensino. O valor de referência da concorrência pública, R$ 412.796,73, baseado nos gastos em anos anteriores, caiu para R$ 272.813,47 ao final do processo licitatório, economia de quase 140 mil.
“É mais um exemplo de nossos esforços pela boa aplicação do dinheiro público, buscando a economia e mais qualidade no material utilizado com os nossos alunos”, comenta a Secretária Municipal de Ensino, Heloísa do Carmo.
“Na verdade, a economia ultrapassa os 34%, uma vez que adquirimos material de qualidade muito superior ao que era comprado nas concorrências públicas feitas em separado”, explica o coordenador de Ensino Fundamental 2 da Secretaria da Educação, Marcelo Gusson.
O coordenador esclarece que, por envolver quantidades maiores, a compra única atraiu grandes fornecedores e distribuidores de todo o país, o que ajudou a reduzir o valor da compra ao final do processo licitatório. “Além disso, são empresas que trabalham com produtos de primeira linha, o que acentua a economia na medida em que o outro modelo de aquisição resultava muitas vezes em compra de produtos de qualidade acentuadamente inferior”, afirma.
Os itens foram entregues à Secretaria da Educação no final do mês passado e começam a ser distribuídos nas escolas municipais de Rio Claro na primeira semana das aulas, que serão retomadas a partir de sete de fevereiro.
Entre os materiais adquiridos estão bolas de modalidades como rugby, handebol, futebol de campo, basquete, tênis de mesa, futebol de salão, vôlei, mesa de tênis, mesa de futebol de botão, camas elásticas, cordas de ginástica rítmica, tabelas de basquete reguláveis e mesas de pebolim, entre outros.