Professoras do projeto Presença Esperança, da rede municipal de ensino de Rio Claro, participaram de curso sobre empreendedorismo ministrado pelo Sebrae. As atividades aconteceram na semana passada em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e as aulas foram realizadas nas Faculdades Anhanguera.
Foram 30 horas de muita leitura, estudo e trabalho. Além da parte teórica, as professoras tiveram a oportunidade de desenvolver na prática oficinas que serão realizadas com as crianças atendidas no Presença Esperança.
Segundo as participantes, as tarefas foram cumpridas com entusiasmo, assim como as metas e prazos. As participantes destacaram que aprenderam ainda mais sobre a importância do planejamento, organização, comunicação e trabalho em equipe para atingir bons resultados. “O curso nos proporcionou conhecimento que transcende a sala de aula, é bom para nossa vida, como mais um item de crescimento pessoal e profissional” comenta a professora Andréia Cepolini.
Durante a semana foram estudados os Comportamentos Empreendedores, as etapas para realização do Plano de Negócios e como esses conceitos podem ser trabalhados junto aos conteúdos didáticos.
Várias atividades empreendedoras como artesanato e reciclagem com geração de renda já fazem parte das ações educativas nos Projetos Presença Esperança que atendem aproximadamente 1.300 crianças de seis a 12 anos em catorze pólos distribuídos pela cidade , na modalidade de Educação em Tempo Integral.
As coordenadoras que auxiliaram na organização e participaram do curso, Jacqueline Gonçalves, Vera Perilo e Zínia Nunes, enfatizam a importância da atividade, que contribuiu significativamente para ampliar o conhecimento e subsidiar a prática das educadoras, a fim de proporcionar às crianças e adolescentes as ferramentas necessárias para a busca e realização de sonhos e estímulo ao protagonismo juvenil, objetivando o fortalecimento da auto-estima e a importância da persistência para a melhoria da qualidade de vida.