Uma prévia do primeiro colóquio internacional”Trajetórias da língua e cultura portuguesa na identidade brasileira”, que acontece nesta quinta-feira na Unicamp, foi realizada nessa quarta-feira (24) no auditório da Secretaria da Educação de Rio Claro.
Os docentes da universidade portuguesa UTAD (Universidade Trás-os-montes e Alto Douro) Orquídea Maria Moreira Ribeiro e Fernando Alberto Torres Moreira falaram a professores de Português e representantes dos grupos gestores das escolas da rede municipal de ensino sobre a influência de Portugal na construção das relações culturais do Brasil.
“Foi uma atividade muito rica sobre um assunto fundamental para a compreensão de nosso país e que acrescenta mais uma importante ação dentro de nosso trabalho de formação permanente dos professores da rede municipal de ensino”, avalia a secretária de Educação, Heloísa do Carmo.
Um dos aspectos essenciais do colóquio que acontece na Unicamp e foi antecipado no encontro realizado em Rio Claro é chamar a atenção para a crescente valorização da língua portuguesa no mundo, principalmente em função do crescimento econômico do Brasil no cenário internacional.
A professora doutora Orquídea Maria Moreira Ribeiro é docente em Teoria da Cultura e diretora de departamento na UTAD. O professor doutor Fernando Alberto Torres Moreira é catedrático e docente em Cultura Portuguesa, autor de vários livros e leciona na UTAD.