MENU

accessible_forward Acessibilidade
19 de abril de 2011 Educação

Programa Mais Educação tem lançamento oficial nesta quarta, 20, em Rio Claro

O programa Mais Educação, parceria do Ministério da Educação com a Prefeitura de Rio Claro, representada pela Secretaria Municipal de Educação, será aberto oficialmente nesta quarta-feira, 20, com a presença do prefeito Du Altimari e da titular da pasta municipal de Educação, Heloísa do Carmo. O ato está marcado para as 13h30, na Associação Luterana Alvo, Avenida 13-JW, nº 155 no Jardim Novo Wenzel. O local fica ao lado da Escola Celeste Calil, único estabelecimento de ensino da cidade a ser incluído no programa federal. É na associação, contudo, que as atividades do Mais Educação estão sendo desenvolvidas desde o dia 4 deste mês.

O Mais Educação propõe educação em tempo integral, no horário escolar normal e no período oposto ao da sala de aula, à tarde ou de manhã. As ações específicas do programa são viabilizadas das 8h50 às 12h10, para alunos que estudam à tarde, e das 12h50 às 16h10, para os que estudam de manhã.

Instituído em janeiro de 2010, o projeto governamental integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e preconiza a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. É justificado, também, como “construção de ação intersetorial entre as políticas educacionais e sociais, que deverá contribuir na diminuição das desigualdades educacionais e na valorização da diversidade cultural brasileira”.

Em Rio Claro, o Mais Educação vai beneficiar 140 dos 210 alunos matriculados na Escola Celeste Calil, que são oriundos dos bairros Novo Wenzel e Jardim Bonsucesso, explica a diretora daquela unidade da rede municipal de ensino, Marilaine Bonaldo Surian. Eles têm de 6 a 10 anos e freqüentam do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental. O período complementar dedicado ao programa será desenvolvido por seis professores, por meio de oficinas de Informática, Letramento (língua portuguesa na literatura), Coral, Capoeira, Pintura e Dança. Os profissionais, todos de nível superior, passaram por processo seletivo, quando foram convidados a apresentar projetos para as áreas citadas.

A permanência do aluno na escola durante os dois períodos tem a necessária retaguarda alimentar, evitando que nenhum deles deixe a escola mesmo no horário de almoço. “A permanência deles aqui será direta”, informa a diretora. Café da manhã, almoço e mais um lanche antes da saída asseguram que as crianças estejam bem alimentadas e, portanto, aptas para todas as atividades que forem adotadas pelos professores.

A diversidade das ações propostas, associada à metodologia que será utilizada para atrair a atenção e estimular o envolvimento das crianças nas atividades deve garantir o sucesso da jornada integral, canalizando a energia e a curiosidade natural destes meninos e meninas para objetivos concretos, de desenvolvimento físico e intelectual, sem – contudo – abdicar da diversão, do entretenimento. “É uma profissão de fé na cidadania, a busca do melhor rendimento escolar dessas crianças, apresentando-as a atividades que vão ampliar suas visões de mundo, de espaço, tornando-as indivíduos mais preparados em todos os aspectos, mas sem privar-lhes do direito de usufruir desta fase incrível da vida que é a infância”, opina a secretária municipal de Educação, Heloisa do Carmo.

Skip to content