O projeto “Coloque o lixo no lugar certo e na hora certa também”, elaborado e aplicado este ano pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), da Prefeitura de Rio Claro, com apoio da Secretaria de Educação, foi um dos premiados na última terça-feira, 27, durante a solenidade de entrega do 6º Prêmio Ação pela Água. A cerimônia foi realizada no Espaço Le Blanc, em Americana. O projeto ficou em terceiro lugar na categoria Gerenciamento de Resíduos.
Presente à solenidade, o prefeito Du Altimari, que recebeu o troféu, destacou o trabalho das equipes que elaboraram o projeto. Afirmou que “o município advoga a sustentabilidade como um compromisso de governo” e citou o “respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida que dão sustentação à nossa política ambiental”. E acrescentou: “Somos parceiros da vida, do desenvolvimento equacionado com a ética, responsabilidade e participação democrática”, disse.
Acompanharam o prefeito à solenidade que aconteceu em Americana sua esposa Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade; os titulares da Sepladema, Milton Machado Luz, e da Educação, Heloísa do Carmo; os diretores Regina Ferreira da Silva, da Sepladema, e Edison Norberto de Andrade, coordenador ambiental na Secretaria da Educação; e o técnico Miguel Milinski, também da Sepladema.
O Projeto “Coloque o lixo no lugar certo e na hora certa também” foi concebido na Diretoria de Resíduos Sólidos da Sepladema, que tem à frente Regina Ferreira da Silva. “Na verdade, somamos esforços, trabalhamos em conjunto, e a iniciativa, por fim, teve a participação de várias cabeças”, explica Regina que também ressaltou a cooperação da Secretaria de Educação e da Fundação Municipal de Saúde.
Quando lançada a campanha, em meados deste ano, cartazes e folhetos foram distribuídos em vários locais a que a população tem geralmente mais acesso, como as unidades básicas de saúde. O objetivo da campanha foi orientar a comunidade sobre as pequenas ações que, somadas, ajudam a manter a cidade limpa, livre de todo tipo de lixo e das doenças decorrentes da falta de cuidados e higiene nos descartes de lixo doméstico e outros resíduos sólidos e líquidos, principalmente.
O material da campanha mencionava, além da orientação para o descarte correto do lixo doméstico, a utilidade dos quatro Ecopontos instalados na cidade, o serviço de Cata Bagulho e a coleta seletiva, convocando as pessoas a colaborarem com a limpeza.