Os investimentos da prefeitura de Rio Claro na área da educação também estão beneficiando o projeto Presença Esperança. Exemplo recente é a unidade de Assistência, que recebeu melhorias nas instalações e tem ambiente mais adequado para o desenvolvimento dos trabalhos.
O barracão onde acontecem as atividades ganhou divisórias e agora os alunos têm refeitório. Não precisam mais se deslocar para a escola Oscar de Almeida, que fica ao lado, para fazerem as refeições.
“Embora a escola fique perto, nossos alunos estavam ocupando um espaço que não era só para eles, o que dificultava o trabalho das monitoras”, explica a coordenadora Zínia Maria Nunes.
Entre as cozinheiras as melhorias também estão sendo muito bem recebidas, já que a nova disposição do espaço físico da sede inclui uma cozinha que já está em condições e em pleno uso. Anteriormente, era preciso deslocar materiais como panelas e outros utensílios até a escola ao lado para o preparo das refeições.
As melhorias não param por aí. Com as divisórias a sede ganhou salas de estudo, sala de coordenação e espaço para o café dos funcionários.
“Pais e comunidade em geral estão satisfeitos com essas mudanças”, avalia Zínia Nunes. “Os funcionários também, com as melhores condições de trabalho”, acrescenta.
O projeto Presença Esperança no distrito de Assistência atende a cerca de 50 crianças na faixa etária de seis a 12 anos.