A Secretaria de Educação de Rio Claro aplica nos dias 6 (quarta-feira) e 7 o teste da Provinha Brasil a 2.427 alunos de 24 escolas do Ensino Fundamental. “A prova será realizada pelos alunos que concluíram em 2012 a segunda série, correspondendo à finalização desta etapa do trabalho com estes estudantes”, explica a secretária da Educação, Heloísa do Carmo.
Os testes foram disponibilizados pelo Ministério da Educação no início de dezembro e para que a avaliação fosse mais bem aplicada, seguindo orientação do MEC, a prova foi agendada para o início deste ano letivo.
A Provinha Brasil é aplicada duas vezes ao ano para os alunos da segunda série. “A primeira prova mostra como o aluno finalizou a primeira série e aponta os trabalhos que precisam ser desenvolvidos para as crianças avançarem na aprendizagem, enquanto a segunda prova registra se as necessidades foram supridas e o que precisa ser trabalhado no ano seguinte”, afirma a coordenadora de Ensino Fundamental, Luciane Oliveira.
A prova será aplicada pelo professor responsável pela sala, que, juntamente com o coordenador, fará a correção dos testes. Para auxiliar as escolas nestes trabalhos, foi disponibilizado material contendo orientações para a aplicação e correção das provas.
“Por meio da análise dos testes é possível verificar não apenas o desempenho do aluno, mas da sala toda. Assim, professores e gestores podem realizar diagnóstico da aprendizagem”, afirma Heloísa. Essa análise permite intervenções para corrigir eventuais deficiências nas matérias analisadas por meio da prova, para que os professores promovam a aprendizagem efetiva de todos os alunos.