Representantes de entidades de ensino médio e superior de Rio Claro e de outros setores da sociedade participam na segunda-feira, 2, de mais uma etapa da preparação para o início das atividades do Instituto Federal da Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no município. A reunião acontece no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) a partir das 19 horas e será uma prévia da audiência pública marcada para dezembro.
“Vamos ouvir sugestões de cursos e opiniões da sociedade organizada como a primeira etapa da consulta à comunidade que será finalizada com a audiência pública do próximo dia 10”, explica o diretor da unidade rio-clarense do Instituto Federal, Rivelli da Silva Pinto. A reunião de segunda-feira acontece no auditório do NAM que fica ao lado do bloco 2 da Secretaria da Educação, na Rua 6 com Avenida 46.
O prefeito Du Altimari ressalta a importância de a sociedade participar da implantação da escola no município. “Quanto maior a presença da comunidade nas decisões, mais o ensino oferecido pelo instituto servirá aos interesses e demandas de nossa cidade”, comenta, ressaltando a grande conquista que representa mais uma opção de ensino em Rio Claro com a excelência do IFSP.
Audiência
Além da reunião de segunda-feira, outra oportunidade para que a comunidade opine acontece no dia 10 (terça-feira) em audiência pública que acontece no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) – Rua 3, entre Avenida 6 e Avenida 8, Centro – a partir das 18 horas. Todos podem participar do evento. A convocação para a audiência está em edital publicado na edição do dia 22 de novembro do Diário Oficial do município e pode ser consultada no endereço eletrônico www.rioclaro.sp.gov.br.
A expectativa é de que o instituto inicie suas atividades no começo de 2014, com um curso de qualificação. Em maio ou junho seria realizado o vestibular para definir os alunos do primeiro curso técnico a ser iniciado em agosto. O IFSP de Rio Claro ficará em prédio que por muitos anos abrigou a Unesp no bairro Santana. Além dos cursos técnicos e de qualificação, o instituto poderá oferecer cursos de graduação, inclusive no período noturno.