A rede pública municipal de ensino de Rio Claro vai continuar a desenvolver atividades em parceria com a Elektro visando educar para o uso eficiente de energia elétrica. O termo de cooperação técnica para mais um ano de trabalhos do programa “Elektro nas Escolas” foi assinado durante a reunião de avaliação dos trabalhos realizados em 2013 nas unidades mantidas pela prefeitura.
Com a presença da secretária municipal da Educação, Heloisa Maria Cunha do Carmo, e do coordenador institucional da Elektro, Eduardo Zornoff, 125 professores da rede municipal discutiram na quinta e sexta-feira (7 e 8) os principais aspectos do programa neste ano, que teve início em abril.
“Através de material didático, os professores elaboraram ao longo de 2013 atividades que despertaram nos alunos a importância do uso da energia elétrica de forma segura e eficiente”, explica o coordenador ambiental da Secretaria da Educação, Edison Norberto de Andrade, que também participou da reunião.
Entre os destaques do programa, as escolas receberam a visita da Estação Móvel de Educação da Elektro, para atividades paralelas às de sala de aula no laboratório de eficiência energética, no qual os alunos aprenderam mais sobre a origem e a história da eletricidade por meio de brincadeiras e curiosidades.
No total, o programa “Elektro nas Escolas” teve, neste ano, o envolvimento de 400 professores e atingiu 9.931 alunos da rede pública municipal de ensino, além de familiares, funcionários das escolas e comunidade em geral.
A iniciativa faz parte do programa de eficientização energética da Elektro realizado de acordo com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“O resultado pode ser observado através das contas de energia apresentadas pelos alunos, que após o desenvolvimento do projeto obtiveram uma redução significativa nos gastos da energia, contribuindo assim, não só com a receita doméstica, mas também com o uso racional dos recursos naturais”, afirma o coordenador ambiental da Secretaria Municipal da Educação.