O Ribeirão Claro, o mais emblemático dos rios de Rio Claro, está ganhando nova vida. Ações do município recuperam aquele que inspirou o nome da cidade e, para que as novas gerações entendam a importância dessas iniciativas e o significado do rio para a vida do rio-clarense, a rede municipal de ensino vai mobilizar alunos de quartas e quintas séries para criarem o selo alusivo à nova vida do Ribeirão Claro.
Também é uma maneira de imprimir uma marca local à Semana do Meio Ambiente, celebrada no município neste ano de 30 de maio a cinco de junho. O concurso vai envolver quase 2.200 estudantes de Ensino Fundamental em 24 escolas. Cada unidade de ensino participante tem até o dia 19 de maio para entregar as cinco melhores sugestões de alunos.
“É fundamental envolver os estudantes nesse trabalho, já que o Ribeirão Claro é um tema com desdobramentos ambientais e históricos para Rio Claro”, comenta a Secretária da Educação, Heloísa do Carmo.
A avaliação dos 120 classificados será feita por comissão julgadora e a melhor proposta será divulgada até 25 de maio. No dia dois de junho serão entregues os certificados aos alunos selecionados pelas escolas e aberta exposição com os trabalhos. “Além de utilizar o melhor desenho como selo referente ao Ribeirão Claro, o município também poderá veicular outros trabalhos classificados em materiais de divulgação a respeito da Semana do Meio Ambiente”, esclarece a diretora de comunicação da prefeitura, Tássia Espego.
Os desenhos selecionados pelas escolas serão avaliados por integrantes da comissão organizadora do concurso, que reúne integrantes das Secretarias da Educação, Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Agricultura, Obras e Governo, Fundo Social de Solidariedade, Daae, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Câmara Municipal, por intermédio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural e Floresta Estadual Navarro de Andrade.
Estudo
Além de ser tema de desafio à criatividade e talento dos estudantes da rede municipal, alunos das escolas da prefeitura também participarão nas próximas semanas de movimentada agenda ambiental ligada ao Ribeirão Claro. Cinco visitas com estudantes estão programadas para acontecer de 30 de maio a dois de junho.
A proposta é mostrar o rio na visão dos alunos, que poderão abordar o Ribeirão Claro em desenhos, fotos e relatos. A programação inclui atividades no Centro Cultural no dia três de junho e na Floresta Estadual, no dia cinco. Dinâmicas de grupo, exibição de vídeos, jogos e brincadeiras estão entre os exercícios propostos para conscientizar os estudantes sobre o meio ambiente.
“Vamos comemorar a semana do meio ambiente buscando a conscientização de maneira dinâmica, com atividades diversificadas que mostrem tanto os impactos ambientais sofridos no decorrer das décadas pelo Ribeirão Claro como as atuais ações de recuperação e a necessidade de todos preservarem essa inestimável riqueza natural dos rio-clarenses”, explica Edson Norberto de Andrade, coordenador ambiental da Secretaria da Educação.
Ribeirão revivido
O Ribeirão Claro deu origem ao nome da Cidade, que passou de São João Batista do Ribeirão Claro a Ribeirão Claro, e finalmente, Rio Claro. A revitalização do rio inclui a recuperação de dois quilômetros e meio de emissários de esgotos e a construção de outros sete quilômetros. Em outra frente, a operacionalização da Estação de Tratamento de Esgotos do Jardim Conduta também é essencial para a despoluição do Ribeirão Claro. Cerca de 40% da água consumida pela população vem do Ribeirão Claro.