Pela primeira vez alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Rio Claro estão tendo aulas de inglês e de arte. A prefeitura também iniciou neste ano a adequação gradativa da jornada de trabalho dos professores de acordo com lei federal. Por esses motivos, a prefeitura ampliou em 10% a quantidade de professores da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2013.
Entre os 109 professores nomeados entre janeiro e março deste ano estão oito de inglês, que lecionam para estudantes de quarto e quinto ano, e 17 professores de arte, que dão aulas para alunos do primeiro ao quinto ano.
Além desse, foram chamados neste início de ano mais 47 professores de Educação Básica I, quatro da Educação Básica II, quatro de matemática e 27 de educação física, além de ter sido nomeado mais um diretor de escola. Com essas nomeações, a quantidade de professores da rede municipal de Ensino ultrapassa os 1.100 profissionais para atender quase 20 mil alunos em 54 escolas.
“Além de investir no crescimento físico da rede, com construção e ampliação de escolas, também vemos como fundamental ampliar os quadros de pessoal para garantir educação de qualidade e atendimento adequado aos nossos alunos”, comenta a Secretária da Educação, Heloísa do Carmo. Os novos professores nomeados são concursados e trabalham regidos por estatuto próprio.
Com relação à adequação gradativa da jornada de trabalho dos professores, neste ano a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) chega a 25% e o objetivo da Secretaria da Educação é de que no ano que vem é chegar a um terço da jornada dos professores dedica à HTP.
Além disso, a Secretaria Municipal da Educação explica que, para acompanhar o crescimento contínuo da rede municipal de ensino, o número de funcionários – chamado de quadro de apoio – segue módulos que especificam a quantidade de servidores baseados em itens como número de alunos, turnos escolares e até metragem das escolas.