MENU

accessible_forward Acessibilidade
06 de dezembro de 2016 Educação

Rio Claro premia campeões estudantis de xadrez

Os vencedores do Campeonato Estudantil de Xadrez de Rio Claro receberam nesta sexta-feira (02), os troféus, medalhas e cumprimentos das autoridades e convidados na solenidade de premiação, no Paço Municipal. A competição, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, teve 10 etapas e se estendeu por diversas sedes e regiões da cidade, de fevereiro a novembro, reunindo 1.200 estudantes, de seis a 16 anos.

“O xadrez é uma tradição na cidade, como prova o elevado números de crianças que participaram do campeonato. Isso se deve ao incentivo das escolas, dos diretores e professores, dos pais, avós, das secretarias de Esporte e Educação, da prefeitura, que sempre nos apóiam”, afirmou o professor e técnico de xadrez Marcos Antonio Lopes, mais conhecido por Marcão.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme, que representou a Câmara Municipal, destacou que o xadrez “precisa estar presente também nos bairros mais afastados e convidou os presentes a trabalharem por este objetivo”. Na avaliação do prefeito Du Altimari, a premiação dos enxadristas que ocorre há vários anos na prefeitura, evidencia o quão este esporte é apreciado e difundido entre as crianças e jovens. “É um jogo de estratégia, de escolhas, de disciplina, que tem muita semelhança com a nossa vida, e podemos aprender com o xadrez para orientar nossas ações”, disse, dirigindo-se às crianças.

Os campeões, vices e terceiros colocados deste ano foram, pela ordem: Na categoria Sub 8 masculino – Matheus Moreira Martelli, Matheus Carneiro Takaoka e Vinicius Vitti de Castro, e, no feminino, Maria Eduarda Quintino Zanardo, Raica Pavole Rodrigues e Suzana Jeani S. Caetano, todos do Colégio Objetivo; na categoria Sub 10 masculino – Pedro Leão (Colégio Koelle), Guilherme Braseliano Gomes (Objetivo) e Guilherme Sittolin (Koelle), e, no feminino, Vitória Borin Simões, Maria Clara Fernandes Oliveira e Lara Mussareli Marchezin, todas do Objetivo; na categoria Sub 12 masculino, Victor de Lima (Koelle), João Pedro Machado Negri e Felipe Jardim Pinhatti, os dois últimos do Objetivo, e entre as meninas, Isabela Duarte Vicente (E.M. Monsenhor Martins), Maria Eduarda P. Rissi (Objetivo) e Alexandra Marlene Marinho Barreto (E.M. Luiz Martins Rodrigues Filho); na categoria Sub 14 masculino – Vinicius Eduardo Moreira Pittoli (Koelle), Lucas Yan Albertin (Koelle) e Murilo Christofoletti (Objetivo), e, no feminino, Giulia Raphaela de Morais (Objetivo), Vivian Freitas Francisco (Objetivo) e Ana Júlia Fernandez (Koelle).

Participaram do campeonato as seguintes instituições de ensino, pela ordem de classificação: Colégio Objetivo, Colégio Koelle, E.M Luis Martins Rodrigues Filho, E.M Monsenhor Martins, E.M. Antonio Sebastião da Silva, Colégio Claretiano e Colégio Puríssimo.

Participaram da solenidade o vereador Geraldo Voluntário, grande incentivador do xadrez no município, as diretoras e representantes das escolas citadas, os secretários municipais de Esportes, Sérgio Ferreira e de Educação, Heloisa do Carmo, entre outros.

Pular para o conteúdo