MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de março de 2013 Educação

Rio Claro tem 100% de atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos

O município de Rio Claro atingiu no ano 2010 a marca de 100% de atendimento escolar de crianças de 4 a 5 anos. Além de reforçar a condição de referência do ensino rio-clarense, este desempenho colaborou para que Rio Claro melhorasse sua classificação no quesito escolaridade.

Os números são do estudo realizado pela Fundação Seade e Instituto Paulista, da Assembleia Legislativa, divulgado no início do mês. De acordo com o Índice Paulista de Responsabilidade Social, a escolaridade em Rio Claro subiu de 54, resultado alcançado em 2008, para 60, em 2010, número que está acima da média estadual que foi de 48. A classificação é feita numa escala de zero a 100.

O estudo mostra que a média da proporção de alunos da rede pública do quinto ano do ensino fundamental, que atingiram nível adequado nas provas de português e matemática também subiu, elevando-se de 40,5% para 46,8%. O mesmo aconteceu com os alunos do nono ano do ensino fundamental. Neste caso a média aumentou de 23,4% para 27,8%. O percentual de alunos com atraso escolar no ensino médio manteve-se em 12,5%.

Para a secretária da Educação, Heloísa do Carmo, o bom desempenho do município é fruto de muito trabalho. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a valorização da qualificação dos profissionais. “A formação continuada dos profissionais é essencial para que possamos oferecer um ensino de qualidade às crianças”, afirma a secretária. Sobre os aspectos positivos da educação em Rio Claro, a secretária acrescenta que “nos últimos anos o município procurou equacionar da melhor maneira a distribuição dos alunos por sala de aula, principalmente nos primeiros anos, visando a qualidade na educação”.

Outros fatores que contribuíram para melhorar a educação em Rio Claro são a adesão do município ao Programa Analfabetismo Zero, ação voltada à alfabetização de adultos, e o acompanhamento da alfabetização das crianças no primeiro ciclo do ensino fundamental. Também houve aumento progressivo da oferta de vagas, sendo que no período analisado pelo estudo, aproximadamente 10.000 alunos frequentaram o ensino fundamental na rede municipal de ensino. Em 2013 este número ultrapassa 10.500. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), todos os interessados tiveram as matrículas efetivadas.

Pular para o conteúdo