O município de Rio Claro irá construir mais uma creche, ampliando o atendimento feito pela rede pública municipal de ensino. O prédio será erguido no bairro Terra Nova pela empresa Marques Engenharia, vencedora da concorrência pública realizada pela prefeitura e que teve o aviso de homologação publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 20.
“Será mais um reforço importante para o trabalho educacional do município”, observa o prefeito Du Altimari, acrescentando que nos últimos anos Rio Claro conseguiu avanços importantes no setor. O aumento no número de vagas oferecidas, por exemplo, é significativo: foram criadas 600 vagas na Educação Infantil (creches e pré-escolas), 1.667 no Ensino Fundamental e 1.293 vagas de período integral.
A creche no Terra Nova está sendo providenciada em parceria com o governo estadual, o que demandou uma série de providências, como a escolha de terreno, matrículas cartoriais e legalização de área. “Cumprimos cada etapa dentro do prazo estabelecido pelo governo estadual”, observa Eva Murbach, diretora municipal de Educação, acrescentando que Rio Claro já atingiu bem mais que a meta de atendimento de 50% da demanda por vagas de creche estabelecida no Plano Nacional da Educação para os municípios brasileiros cumprirem nos próximos dez anos. “Apesar disto, continuamos trabalhando para construirmos novas creches”, informa Heloísa do Carmo, secretária municipal da Educação, lembrando que “além do prédio, é preciso pensar na equipe de trabalho e manutenção da unidade educacional”.
No segundo semestre de 2014, a prefeitura de Rio Claro entregou escola com 160 vagas de creche no Jardim Progresso. Atualmente, está construindo mais uma escola de Educação Infantil/creche no Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel, também para abrir 160 novas vagas. A oferta em 2014 foi superior a 4.600 vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola), todas em período integral.