Vários assuntos que vão pautar atividades na Secretaria Municipal da Educação foram adiantados na manhã de quarta-feira (1) durante a abertura do ano letivo da rede municipal de ensino de Rio Claro, da qual participaram o prefeito Du Altimari e a vice-prefeita e Secretária de Governo, Olga Salomão.
“Foi uma atividade muito importante para que colocássemos para professores e funcionários temas importantes que trabalharemos ao longo deste ano”, comenta a Secretária da Educação, Heloísa do Carmo, que fez palestra durante a aula inaugural, realizada no Grêmio do bairro Santa Cruz.
Entre os assuntos adiantados no encontro, estão o Plano Municipal da Educação e a lei 11738, que estabelece o piso nacional do magistério, com destaque para a jornada de trabalho. “Vamos falar muito sobre esses dois temas neste ano”, prossegue a Secretária da Educação.
Para Heloísa do Carmo, outro ponto fundamental do evento de quarta-feira foi o contato direto com os professores e com os servidores da pasta. “É um momento em que podemos conversar e trocar idéias de maneira mais próxima”, observa.
Durante a atividade foi feito, ainda, balanço dos trabalhos desenvolvidos em 2011, para destacar os aspectos positivos do setor no ano passado e o que deve ser melhorado durante este ano.
A vereadora Raquel Picelli também esteve presente ao evento.
Volta às aulas
Aproximadamente 19.500 alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro voltam às aulas na sexta-feira, dia 3. Nos primeiros dias as atividades serão realizadas em horário diferenciado, no chamado período de adaptação.
Na sexta-feira os alunos ficarão entre uma e duas horas na escola, para conhecer os professores, as salas de aula, instalações e a direção.
A Educação Infantil etapas 1 e 2 em período integral terá mais dois dias de adaptação, na segunda (6) e terça-feira, com aulas das 7 às 9 horas. Já as crianças do Projeto Recriando terão atividades nesses dois dias das 7h30 às 9h30 e das 13 às 15 horas. A partir da quarta-feira, as atividades seguem em horário normal.
Os estudantes da Educação Infantil com aula em horário parcial terão atividades na segunda-feira, dia seis, das 7h30 às 9h30, para os que estudam de manhã, e das 13 às 15 horas, para os que estudam à tarde. A partir da terça-feira (7), as aulas seguirão em horário normal.
Para o Ensino Fundamental, as aulas de adaptação na segunda-feira (6) serão das 7 às 9 horas ou das 13 às 15 horas, dependendo do período de cada classe. Na terça-feira, as aulas seguem em horário normal.
Já os alunos do projeto Presença Esperança terão uma hora e meia de atividades na segunda-feira e aulas normais a partir de terça-feira.
Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, as aulas seguem normais já a partir da segunda-feira (6).
Rede
A rede municipal de Ensino de Rio Claro vai iniciar o ano letivo de 2012 com duas novas unidades de ensino. Estão sendo concluídas obras na escola municipal Maria Isabel Soares, no Bairro do Estádio, criando mais 62 vagas em creche, e uma nova escola que fica no bairro Santa Cruz, para Ensino Fundamental e atendimento a 240 alunos, além de mais 140 do projeto Presença Esperança.