Dando continuidade aos trabalhos de prevenção à dengue, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza uma série de atividades em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).
Desde o dia 16 e até esta sexta-feira, 19, promove a Semana D, que está ocorrendo com o envolvimento dos alunos das escolas municipais de ensino fundamental e consiste em recolher objetos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue, tanto em suas próprias casas como na escola.
Após a coleta, a Sepladema se encarregará de recolher o material separado pelos estudantes no período de 22 a 26 deste mês, contando com o apoio dos coletores da Cooperviva. Além disso, a atividade terá viés educacional, com a participação dos alunos da segunda série do ensino fundamental na elaboração de desenhos que retratem a situação da dengue no município. Serão, então, selecionados os três melhores trabalhos sobre o tema indicado e a premiação dos vencedores ocorrerá de 6 a 10 de dezembro, nas dependências das escolas participantes, por conta da Fundação Municipal de Saúde e do CCZ.
A atividade também vai render, de 17 a 23 de janeiro, a exposição dos melhores desenhos no hall de entrada do Paço Municipal, sob o slogan: “As crianças estão de férias, a Dengue não”.
Os realizadores e apoiadores do projeto esperam que a iniciativa sirva como instrumento de conscientização da comunidade sobre a dengue, vista como um grave problema social e de saúde pública. Além disso, a ação tende a reforçar nas pessoas a preocupação em eliminar os possíveis focos do mosquito, incentivar a coleta seletiva, a redução de descartes de embalagens em ruas, terrenos vazios, rios e praças.