No último sábado (7) chegou ao fim as disputas do 1º Campeonato Municipal de Basquete Amador, atividade realizada pela Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Tatu Bola. A equipe campeã foi Ribeiro Streetball, que no jogo final encerrou o placar em 49 a 42 contra o Urubulls, que ficou sem 2º lugar.
O campeonato, que nesta primeira edição prestou homenagem a um dos grandes expoentes do basquete rio-clarense, Antônio José Giorge, carinhosamente chamado de Chuvisco, teve por objetivo ser uma grande confraternização ao reunir atletas da atualidade e ex-jogadores de basquete. A família do homenageado também marcou presença na final do torneio. Falecido em 2014, aos 74 anos, Chuvisco foi extremamente atuante nas categorias de base e assistente técnico do time adulto.
O titular da Setur, Ronald Penteado, e o ex-armador do Rio Claro Basquete e recentemente aposentado das quadras, Eric Arthur Romualdo, conhecido como Eric Tatu, foram os responsáveis por entregar a premiação.
“Parabenizo os envolvidos pela excelente idéia ao colocar em prática esse campeonato, reunindo atletas que muito contribuíram com a história do nosso basquete. Foi realmente uma grande interação, momentos para relembrar e homenagear cada vez mais o basquete, modalidade que bate forte no coração dos rio-clarenses”, destaca o secretário Ronald Penteado.
A competição contou com a participação de nove equipes, sendo elas: Ribeiro Streetball; Urubulls; Ginástico; RC Coyotes; Instituto Tatu Bola; Grêmio Basquete; Irracionais; RC Bancários Basquete e Unesp.
Brenno Akamine, integrante do time Ribeiro Streetball, foi considerado o melhor jogador da final. E a seleção do campeonato, definida entre os jogadores que competiram, foi composta por Arthur (Grêmio Recreativo); Paulinho (Grêmio Recreativo); Murilo (Urubulls); Will (Ribeiro Basketball) e Rafael Solera (Urubulls).
O diretor de Esportes da Setur, Vinícius Sossai, agradece a todos que participaram da competição. “Foi um campeonato bem legal, com disputas saudáveis, onde o principal era realmente confraternizar, manter viva a história do basquete em nossa cidade. Parabenizo os organizadores e também as equipes participantes. O basquete será sempre motivo de muito orgulho para todos os que amam a modalidade”, salienta.