MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de outubro de 2013 Educação

Simpósio da Educação de Rio Claro tem Leonardo Boff falando da relação entre escola e comunidade

A rede municipal de ensino de Rio Claro realiza na segunda e terça-feira (14 e 15) da próxima semana mais uma edição do Simpósio Municipal da Educação, atividade que é referência em formação dos profissionais na rede pública de ensino e que chega à 20ª edição trazendo palestra de abertura com Leonardo Boff.

O teólogo, escritor e professor universitário falará ao público na noite de segunda-feira, no Centro Cultural a partir das 19 horas, sobre o tema “O cuidado com o eixo da relação comunidade-escola”, após uma série de oficinas temáticas que os inscritos desenvolvem de manhã e à tarde nas Faculdades Claretianas.

Já na terça-feira o simpósio será realizado durante todo o dia no Centro Cultural com as palestras “20 anos de Simpósio de Educação de Rio Claro”, com os professores Romualdo Dias e Valéria Vélis, e “Os diferentes lugares de aprender”, com o professor Tião Rocha.

“O aprimoramento dos educadores é um objetivo constante em nossa rede de ensino e com o simpósio também temos uma excelente oportunidade para troca de ideias e experiências”, comenta a secretária da Educação, Heloísa do Carmo.

Professores, monitores, diretores, inspetores e demais envolvidos na formação escolar dos estudantes participam do simpósio, que tem como tema “Marcas-Pensamentos-Acontecimentos” e é realizado pela prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria da Educação.

Palestrante

A palestra de segunda-feira será a segunda que Leonardo Boff profere no Simpósio da Educação de Rio Claro. A primeira foi na edição de 2010. Boff é importante nome da Teologia da Libertação no Brasil e ficou conhecido pela sua história de defesa das causas sociais e, mais recentemente, das ambientais. Foi membro da Ordem dos Franciscanos e é doutor em filosofia e teologia pela Universidade de Munique.

Polêmico, tem produção literária e teológica superior a 60 livros, entre eles o best-seller “A águia e a galinha”. Em 1993 passou a ser professor de Ética, Filosofia, Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atualmente é professor emérito.

Além disso, ensinou Teologia e Espiritualidade em vários institutos no Brasil e no exterior e, como professor visitante, lecionou em Portugal, Espanha, Estados Unidos, Suíça e Alemanha. É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim, na Itália, em Teologia pela universidade de Lund na Suécia e nas Faculdades EST – Escola Superior de Teologia em São Leopoldo (Rio Grande do Sul).

Pular para o conteúdo