MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de outubro de 2010 Educação

Teatro é forte instrumento pedagógico na escola Dom Pedro

A escola municipal Dom Pedro I, de Rio Claro, realizou na semana passada o sexto Festival de Teatro, voltado para o aprimoramento da prática de contar histórias.

Várias aventuras escolhidas pelas crianças foram trabalhadas na linguagem teatral, o que ofereceu contato com culturas diferentes e aproximação com o mundo imaginário, o faz-de-conta e a troca de papéis. Nesse processo de aprendizagem, a escola enriquece o projeto pedagógico e exibe ao público as várias atividades lúdicas desenvolvidas pelos educadores em sala de aula.

Segundo a direção da escola, o teatro permite um formidável desenvolvimento da capacidade criativa. A dramatização, atividade de livre expressão e um momento de espontaneidade, torna-se campo ideal para a criação.

O teatro promove oportunidades para que tanto crianças quanto adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos.

O teatro é trabalhado como uma combinação de atividade para o desenvolvimento global do indivíduo, um processo de socialização consciente e crítico, um exercício de convivência democrática, uma ação artística com preocupações de organização estética e uma experiência que faz parte das culturas humanas.

A direção da escola Dom Pedro ressalta que, por meio do teatro, a criança pode liberar sentimentos reprimidos, experimentar o que lhes dá medo e vencer esses obstáculos através do faz-de-conta. As atividades dramáticas estimulam a capacidade intelectual, a espontaneidade, a imaginação, a observação, a percepção e o relacionamento social.

Através dos exercícios dramáticos também se desenvolvem habilidades físicas, voz, olhar, gestos, movimentos, equilíbrio, flexibilidade, expressão corporal e verbal. Por meio do teatro se estabelece um processo educativo que promove o desenvolvimento da criatividade.

Skip to content