No total, 50 apresentações estão programadas para até o final do ano.
A primeira etapa da iniciativa Violão na Escola será encerrada nesta terça-feira (24) com apresentações dos violonistas Elton Nadai e Erasmo Sampaio na escola municipal Luiz Martins, no bairro Novo Wenzel. A dupla já se apresentou para alunos das escolas no Jardim Novo e Jardim São João, em um total de 35 apresentações. “É mais uma boa iniciativa que enriquece o ambiente escolar em unidades de nossa rede municipal”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
“Trata-se de um projeto que une cultura e educação de maneira muito prazerosa e atraente para os estudantes”, comenta o secretário da Educação, Adriano Moreira. Nadai e Sampaio farão ainda outras 15 apresentações até o final do ano. São 40 alunos por apresentação, que é feita nas salas de aula. “Elaboramos programação adaptada para cada faixa etária à qual tocamos, queremos que as crianças e adolescentes tirem o máximo possível de cada apresentação”, explica Nadai.
Cada espetáculo aborda o violão erudito e popular. É oportunidade dos estudantes tomarem contato ou conhecerem mais de perto música na vertente renascentista, barroca, clássica, romântica, moderna e contemporânea. “Além da parte musical, também há explicações sobre o contexto musical de cada estilo”, destaca a coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental da prefeitura, Aline de Araújo Hebling.
As apresentações do projeto Violão na Escola são realizadas por meio do programa de incentivos fiscais da prefeitura, com patrocínio da empresa Eco Primos.